Baterias de MacBook estão vulneráveis e podem EXPLODIR via ataques externos

Montagem engraçadinha com explosão nuclear e MacBook Pro.

Foto tirada durante os testes com a bateria de um MacBook.

Baixou o Lion, instalou o novo sistema, está brigando brincando com o scroll “natural”, vendo quais aplicativos são incompatíveis, atualizando programas, ouvindo uma mú… KABOOM! A bateria do seu MacBook explode!

Esse improvável cenário é, segundo o pesquisador Charlie Miller, totalmente possível em quaisquer MacBook, MacBook Pro ou MacBook Air. A descoberta dele é seríssima e pode colocar praticamente toda a base de notebooks da Apple em risco.

Toda bateria de notebook conta com um microcontrolador para monitorar o estado da mesma, nível de carga e outros detalhes. Acontece que nos modelos da Apple, o firmware é protegido por uma senha padrão, à qual ele teve acesso através de uma atualização liberada pela Apple em 2009. De posse desse código, um usuário mal intencionado pode fazer chover dentro do Mac — de simplesmente destruir a bateria a causar uma verdadeira explosão, além de implantar um vírus que detona o sistema a cada reinicialização da máquina e só pode ser removido com a substituição da bateria.

Miller acha que a Apple nunca considerou essa abordagem, o que explicaria a inexistência de correção para um problema tão bobo e, ao mesmo tempo, perigoso como esse. Em testes, ele conseguiu destruir sete (!) baterias, e só não experimentou explodi-la porque estava em casa e a patroa reclamaria*.

O pesquisador, que já comunicou a Apple e a Texas Instruments (fabricante do microcontrolador) sobre o caso, prometeu que em agosto, na Black Hat (uma conferência de segurança), mostrará a falha para quem quiser ver e, de quebra, disponibilizará uma ferramenta, chamada Caulkgun, que corrige a brecha. Ela imuniza o sistema alterando a senha do firmware para uma string aleatória.

* A parte da esposa é mentirinha, mas ele realmente disse que não tentou explosões por estar em casa.

Via Forbes.

Relacionados: , , , , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples