Meio Bit » Arquivo » Internet » Capitão Óbvio aposta em 500 milhões de TVs conectadas até 2015

Capitão Óbvio aposta em 500 milhões de TVs conectadas até 2015

DisplaySearch prevê meio bilhão de TVs conectadas à Internet em 2015.

13 anos atrás

A DisplaySearch, consultoria especializada em pesquisas sobre tudo o que tenha telas, prevê que em quatro anos serão vendidas 500 mihões de TVs com algum tipo de conectividade à Internet.

Segundo o relatório, é previsto crescimento da venda das TVs conectadas em todo o mundo, com exceção do Japão — que nesta época já deverá vender TVs com tentáculos.

Internet na TV: te gusta?O que me surpreende é que, segundo a própria DisplaySearch, foram vendidas cerca de 192 milhões de TVs LCD em 2010 — e mesmo os modelos mais simples já contam com acesso a serviços online. Com o crescimento da TV Digital no mundo todo, fica bastante fácil adicionar suporte à Internet na maioria dos aparelhos.

No padrão "nipo-brasileiro", por exemplo, já é obrigatório o suporte a Java para interatividade e ao CODEC h.264 usado em praticamente todo serviço de vídeo online. Adicionar um conector de rede e aplicativos que juntem tudo é bastante simples.

Mas isso também é um problema: essa simplicidade garante que muitas sejam as TVs conectadas, mas não garante que esses recursos sejam usados.

Falo com conhecimento de causa. A minha TV tem suporte a vários serviços online mas suporta apenas rede cabeada e não há nenhum conteúdo faça valer a pena ter um cabo de rede passando no meio da sala... Posso usar Wi-Fi, mas apenas pagando um adaptador de R$ 250. Vale mais a pena comprar um settop box como o WDTV Live ou o Apple TV. Ela até tem um cliente YouTube, mas que aparentemente não suporta conteúdo com copyright declarado — não consigo acessar a grande maioria dos clipes de música, por exemplo.

O suporte a Netflix é um dos atrativos dessas TVs no exterior e a chegada do serviço por aqui pode ser um bom argumento a favor delas, mas ainda assim acho que as TVs conectadas ficarão restritas a quem entende de tecnologia.

Não consigo imaginar a grande maioria das pessoas configurando o acesso à Internet na TV, por mais que saibam que ela possui a capacidade.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários