Meio Bit » Arquivo » Internet » Tumblr ultrapassa WordPress.com, mas a comparação é justa?

Tumblr ultrapassa WordPress.com, mas a comparação é justa?

Tumblr ultrapassa WordPress.com e suscita a questão: dá para colocar os dois serviços no mesmo balaio?

13 anos atrás

Não é uma questão de "o meu é maior que o seu". Na web, popularidade e bases de usuários gigantescas significam facilidades na hora de fechar negócios, negociar com anunciantes e, em última instância, lucrar.

Nos últimos dias, notícia bombástica no universo dos blogs: o Tumblr ultrapassou, em número absoluto de blogs, o WordPress.com. No momento em que redijo essa nota, o primeiro desponta com 20,9 milhões de blogs, enquanto o segundo aparece com 20,8 milhões.

Aliás, as plataformas são rivais para efeitos de comparações desse tipo?

WordPress.com vs. Tumblr: FIGHT! (?)

WordPress.com vs. Tumblr: FIGHT! (?)

O blog original, o blog moleque, aquele do Blogspot e MovableType, evoluiu muito com o passar dos anos. Tanto que, pelos múltiplos usos que foram feitos do modelo, diversas sub-divisões foram criadas. Daí surgiram os fotologs e os tumblelogs/microblogs.

Não é invencionice, tá na Wikipedia! Ok, brincadeiras à parte, é fácil constatar que, sim, um tumblelog preserva características que permitem diferenciá-lo de um blog tradicional. Ou, no contexto em tela, Tumblr e WordPress.com são coisas diferentes. Criar blogs é simples nos dois espaços; manter um tumblelog é muito mais fácil -- o próprio ambiente ajuda, com incentivo ao reblog e foco em conteúdo multimídia em vez do texto que caracteriza blogs tradicionais. Olha que graça é o meu <3

As parcerias comerciais das duas plataformas em debate também sustentam essa diferenciação. Enquanto o WordPress.com efetivamente move sites populares, como a área de blogs da CNN e do TED, além de outros como TechCrunch. Já o Tumblr é usado meio como "sidekick", projetos independentes/paralelos que complementam o principal. Exemplos também não faltam: Newsweek, Life, The Huffington Post...

Sobre as estatísticas, valem dois dados interessantes. Em janeiro, o Tumblr tinha "só" 7 milhões de blogs, o que significa que em cinco meses a quantidade de endereços no serviço triplicou. Já o WordPress.com (veja bem, só o .com; blogs self-hosted que usam o WordPress.org, como o Meio Bit, não entram na conta) teve um belo empurrão ano passado, quando fechou um acordo com a Microsoft para receber os blogueiros viúvos do Windows Live Spaces.

Com informações do Mashable.

relacionados


Comentários