Meio Bit » Arquivo » Games » Novo algoritmo transforma pixels em vetor

Novo algoritmo transforma pixels em vetor

Pesquisadores criam técnica que pode fazer com que gráficos antigos sejam recriados em alta definição.

13 anos atrás

O pessoal que gosta de jogos antigos e já fuçou em algum emulador ou mesmo em algumas coletâneas como a Sonic's Ultimate Genesis Collection provavelmente sabe que existem alguns filtros que tentam dar uma disfarçada na imagem pixelada desses jogos. Embora muitos prefiram jogar desta maneira, a técnica não é bem vista pelo mais conservadores, ainda mais numa época em que a pixel art tem sido tão venerada.

Mesmo assim, os pesquisadores Johannes Kopf e Dani Lischinski, o primeiro da Microsoft e o segundo da The Hebrew University, afirmam ter desenvolvido um avançado algoritmo capaz de transformar gráficos pixelados em vetores, o que permitiria que seu tamanho fosse alterado sem que se perdesse qualidade visual e que consecutivamente faria com que os jogos dos 8 e 16-bits ficassem muito bonitos em televisões maiores e com resoluções mais altas.

Para demonstrar a eficiência da tecnologia, eles citam como exemplo o golfinho do Super Mario World e o resultado é bastante impressionante, mostrando como o algoritmo consegue deixar as bordas arredondadas e interpretar surpreendentemente bem a transição entre as cores. Um detalhe importante é que apesar deles afirmarem que o método é bastante complexo, com algumas melhorias ele poderia fazer a transformação em tempo real, enquanto o jogo está sendo executado e como as companhias tem vendido cada vez mais jogos antigos, seria bastante natural que algumas delas adquirissem os direitos para utilizar esse método.

Mesmo não gostando muito de jogar títulos do Super Nintendo ou Mega Drive numa TV de alta resolução ou num monitor, por achar que os pixels ficam muito estranhos nesses aparelhos, eu já tentei usar esses filtros e não gostei do resultado, achando que o charme dos gráficos acaba sendo perdido e ainda penso que o melhor mesmos seria aproveitá-los numa boa e velha televisão de tubo.

dori_mari_26.05.11

[via ExtremeTech]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários