Meio Bit » Arquivo » Mobile » Windows Phone ganha nova versão, "Mango", e chegará ao Brasil

Windows Phone ganha nova versão, "Mango", e chegará ao Brasil

Microsoft anuncia atualização para o Windows Phone 7 e chegada do sistema ao Brasil.

13 anos atrás

Apesar do anúncio, o Windows Phone ainda não fala português...

Num evento mundial, a Microsoft anunciou hoje o "Mango" — codinome da primeira grande atualização do Windows Phone 7. O evento ocorreu em New York, London e São Paulo, e o evento brasileiro teve a presença de Kevin Turner, COO da Microsoft.

O Mango trará cerca de 500 novos recursos, incluindo a tão esperada multitarefa "completa".

Uma das novidades é que o aplicativo de mensagens suporta o Facebook Chat e o Windows Live Messenger, de maneira integrada com as SMSs — se você estiver falando com alguém no Messenger e este ficar offline, ele passa a mandar SMS automaticamente. E se esse contato voltar a se conectar, desta vez pelo Facebook, por ele que suas mensagens irão.

O Skype, recém comprado pela MS, ainda não está integrado, mas deve ter uma versão para o Windows Phone até o final do ano.

O Internet Explorer foi atualizado para a versão 9 e assim como seu irmão do desktop, usa a GPU para melhorar o desempenho em aplicativos web. Já o Bing ganhou novas opções de busca, por imagem (como o Google Goggles) e para música (parecido com Shazam). O que diferencia o Bing desses serviços é a integração com o sistema; você pode fotografar a capa de um livro e ser redirecionado para o aplicativo do Kindle, por exemplo.

O Bing aliás, serve como "cola" entre vários serviços no Windows Phone. É possível, a partir do Bing Maps, ver os filmes que estão passando por perto e dali mesmo abrir o aplicativo do IMDb já na página do filme.

Por depender da rede, o reconhecimento de voz não é algo que funciona sempre....

Outra novidade do Mango é o controle por voz. Alguns recursos do sistema podem ser controlados simplesmente falando com o aparelho. E também é possível ditar mensagens para o aparelho. Mas, num primeiro momento, isso não funcionará em português.

Por enquanto, este é um dos problemas do Windows Phone para nós, brasileiros. Apesar do anúncio de que será lançado aqui, pouca coisa localizada está pronta — a demonstração foi feita com o sistema em inglês, o Bing ainda tem pouco conteúdo e não teremos o Zune, cujo cliente para PC está curiosamente traduzido em português brasileiro desde o lançamento do Windows Phone 7.

A minha esperança é que a aliança com a Nokia ajude nisso: um dos termos do acordo entre a Nokia e a MS é que as duas iriam colaborar em serviços. Em algum momento o Bing usará os mapas da Navteq (subsidiária da Nokia) e, quem sabe, a estrutura do Ovi Music seja aproveitada para o Zune. Acordo com as gravadoras brasileiras a Nokia já tinha...

Para quem está ansioso para ter um Windows Phone, é preciso alguma paciência. Os aparelhos com o sistema devem chegar aqui "até o final do ano". Não foi dito quais fabricantes ou operadoras o trarão, mas é fácil apostar na Samsung, LG e Nokia para fazê-lo. A fabricante finlandesa, aliás, já anunciou que seu primeiro aparelho com WP7 virá com o Mango.

Além de aparelhos, receberemos o primeiro centro de excelência em Windows Phone, em parceria com o Instituto Eldorado, e pretende apoiar os desenvolvedores que tenham interesse na plataforma. O centro ficará em Campinas-SP.

Uma curiosidade sobre essa atualização é que não parece haver consenso sobre qual é a versão do Windows Phone que o Mango representa. O SDK é versão 7.1, mas há quem diga que o Mango receberá a versão 7.5, teoria apoiada por um release no site do Instituto Eldorado.

Independente do número da versão, o Mango chegará a 35 países e será uma atualização gratuita para os aparelhos que já rodam Windows Phone 7.

relacionados


Comentários