Meio Bit » Arquivo » Games » Uru Live: "Myst Online" entra em fase beta!

Uru Live: "Myst Online" entra em fase beta!

17 anos e meio atrás

Myst foi um divisor de águas e marcou uma era. Foi um dos jogos, junto com The 7th Guest que fez com que as pessoas comprassem um drive de CD-ROM para jogar as maravilhas gráficas em 640 x 480. Isso foi em 1994 e na época, os melhores gráficos eram de jogos como Doom 2 e olhe lá.

Ao mesmo tempo que o jogo fez um estrondoso sucesso, por vários motivos, o estilo de jogo foi copiado de tal forma que praticamente estagnou o gênero durante anos e muitas empresas simplesmente abandoram projetos ou faliram. A decadência dos jogos de adventure foi acompanhada pelo sucesso crescente dos jogos de RPG para computador e elementos de adventure sendo incluídos em praticamente todos os jogos, como narrativa, puzzles, reviravoltas no enredo. Half-Life é um exemplo.

Os gráficos de Myst tornaram-se referência e é incrível pensar que 12 anos depois de seu lançamento, as cenas dos jogos atuais superam em dezenas e talvez centenas de vezes o grau de complexidade o que era apresentado em telas estáticas.

O tempo passou e a série continuou, como a mais vendida de história até ser superada por The Sims. A Cyan investiu mais de 10 milhões de dólares no projeto Uru: Ages Beyond Myst e suas expansões, que deveriam ser jogos totalmente online, um mundo de aventura permanente, em tempo real.

Em 2004, o projeto Uru Live foi cancelado por tempo indeterminado e a Cyan demitiu a equipe inteira, sobrando apenas 2 funcionários (um deles, Rand Miller, um dos fundadores). Mas eles conseguiram, no último minuto, um financiamento da GameTap, uma distribuidora de jogos online por assinatura, para continuar o desenvolvimento do jogo. Nos quase 2 anos de hiato, a comunidade em torno de Uru e de Myst fizeram com que a empresa, do grupo Time Warner investisse no desenvolvimento e agora, eles entraram em fase beta.

Mais imagens e review completo no website da IGN.

relacionados


Comentários