Meio Bit » Arquivo » Indústria » Apple ultrapassa Google e tem agora a marca mais influente do mundo

Apple ultrapassa Google e tem agora a marca mais influente do mundo

Apple assume a liderança em pesquisa que apura a força das 100 principais marcas do mundo.

13 anos atrás

app tops googleO clima é de festa em Cupertino. Poucos dias após ultrapassar a Microsoft na auferição de lucros, a empresa de Jobs agora bateu a Google como a marca mais forte do mundo. De acordo com a pesquisa realizada, o lançamento do iPad 2 serviu para catapultar de vez a marca da maçã para o topo das paradas.

A pesquisa é realizada anualmente pela WPP e classifica as 100 marcas mais influentes do mundo. Nesse rank, a Google esteve no topo durante quatro anos consecutivos, invencibilidade perdida apenas agora com a subida da Apple ao topo do pódio.

A decolagem da Apple pode ser explicada metaforicamente assim: o iPhone vinha funcionando como um motor potente nessa subida, enquanto o iPad ligou uma turbina extra, que teve sua potência aumentada com o lançamento do iPad 2.

Entre os dados utilizados estão a "desejabilidade" dos produtos da empresa, categoria na qual a Apple emplacou o primeiro lugar facilmente. Em se tratando de geração de buzz, a maçã ficou em quarto, atrás da Google, do Facebook e da Microsoft. Essa marcação é calculada pelo número de menções feitas a cada marca pelas interwebs.

Um dado curioso é que a Nokia figura entre as empresas que mais despencaram, tendo caído 38 colocações e ficando com o 81º. Um péssimo resultado para uma empresa que precisa encarar a Apple e a Google no mercado de tecnologias móveis.

A WPP disponibiliza um documento detalhado sobre a pesquisa, com informações sobre a metodologia empregada, que combina desempenho financeiro com dados referentes ao poder da marca.

Leia mais sobre: , , , , , .

relacionados


Comentários