Meio Bit » Arquivo » Games » Brasil possui 35 milhões de jogadores (só isso?)

Brasil possui 35 milhões de jogadores (só isso?)

Estudo coloca Brasil como quarto maior mercado de games do mundo, mas número de jogadores pode ser maior do que o revelado.

13 anos atrás

Mensurar a quantidade de gamers de um país é algo um tanto complicado, muito por causa da expansão dos web games e jogos casuais e ainda mais se estivermos falando de um lugar praticamente tomado pelo mercado cinza, mas uma empresa chamada Newzoo afirma ter obtido a resposta e segundo eles, o nosso Brasil aparece como a quarta nação onde mais se joga videogame.

Para isso eles realizaram uma pesquisa com mais de 20 mil pessoas em diversos países, como Rússia, Espanha, Estados Unidos e o próprio Brasil e descobriram que por aqui existem cerca de 35 milhões de jogadores, sendo que desses, 26,4 milhões estão nos sites de jogos casuais, o que nos coloca atrás apenas da Alemanha (36 milhões), Rússia (38 milhões) e dos EUA (145 milhões). O estudo aponta o Brasil como um ótimo mercado, já que dois terço de todo o dinheiro gasto com games por essas pessoas é feito online e com cerca de 46 milhões de usuários conectados a internet, o número de jogadores significaria 75%. Outro fator importante estaria no tempo gasto nos jogos, algo em torno de 11 horas por semana, o que significaria que por aqui as pessoas estão passando mais tempo jogando do que assistindo televisão.

Como a Newzoo tem como clientes alguns gigantes como a Blizzard, Elctronic Arts e Codemasters, acho que o estudo deve ser respeitado, no entanto, tenho certas dúvidas se esses números não seriam bem maiores e só para citar um dado, veja o número de contas criadas na Playstation Network por brasileiros. De acordo com o que teria sido revelado pela Sony numa conferência, mesmo sem o serviço ter sido lançado decentemente por aqui, mais de 448 mil delas já estaria cadastradas, então, se levarmos em consideração que nem todo os donos de um PS3 por aqui possui uma conta local (meu caso) ou sequer ligaram seus consoles na internet, que ainda temos aqueles que só possuem um Xbox 360, Wii e um ou outro portátil, ou que ainda estão se divertindo no Playstation 2 ou no PC, mesmo com os valores absurdos cobrados e a falta de acesso para muita gente, acredito que hoje já ocupamos uma parcela bem maior da população.

National_Gamers_Surveys_2011_FINAL

[via Folha, com dica do leitor FPViper]

Leia mais sobre: .

relacionados


Comentários