Meio Bit » Arquivo » Mobile » [App exemplar do dia] Philly Watchdog

[App exemplar do dia] Philly Watchdog

App da prefeitura de Filadélfia permite aos seus cidadãos denunciarem abusos e mal uso do dinheiro público.

13 anos atrás

A cidade norte-americana da Filadélfia pode se orgulhar de diversas coisas. Foi a primeira aglomeração urbana organizada dos EUA e também a primeira em diversas outras coisas como gás encanado, esgoto, prefeitura, hospitais, escolas, etc...

watchdog.pngSendo o epicentro de praticamente tudo aquilo que evoluiu para o que se conhece dos Estados Unidos hoje, a segunda maior cidade da colônia britânica foi o local onde foi escrita a constituição daquele país, o berço da Revolução Americana e da Independência contra a coroa Inglesa.

Nessa semana passada os seus moradores acabaram ganhando de presente um belo aplicativo para iOS.

Batizado de Philly Watchdog, o app oferece à cidade a possibilidade para qualquer pessoa enviar vídeos, áudio e imagens que contenham qualquer indício de mau-uso do dinheiro público.

Com um custo pequeno de US$ 5.400, o aplicativo não foi desenvolvido por nenhuma organização não-governamental ou inciativa privada, mas sim pelo próprio governo que procura atingir níveis mais transparentes de sua gestão.

Fazendo uso do recurso de GPS e A-GPS nos dispositivos da Apple, o app permite que sejam enviados dados com informações bastante precisas sobre o local exato da ocorrência.

O próximo passo da maior prefeitura de todos os estados americanos agora é finalizar um aplicativo para Android e disponibilizar ao público.

As denúncias podem ser o simples fato de um funcionário público, como um policial, usando o carro da corporação para ir almoçar ou fazer compras, registros de mal atendimento em repartições ou virtualmente qualquer outra irregularidade.

Também estão disponíveis opções para denúncias de fraude, desperdício e abusos, assim como a publicação dos resultados das últimas investigações e auditorias sobre praticamente todos os temas da cidade.

Olha aí que bela oportunidade de deixar o público decidir como obrigar seus funcionários a andar na linha...

O que você acharia se cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e outras metrópoles ganhassem um aplicativo assim?

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários