Meio Bit » Arquivo » Internet » O Google anda tendo sérios problemas com a justiça brasileira por causa do Orkut.

O Google anda tendo sérios problemas com a justiça brasileira por causa do Orkut.

17 anos e meio atrás

O Ministério Público solicitou o fechamento do Google Brasil por não atender as decisões judiciais que obrigavam o Google a divulgar os nomes de vários perfis envolvidos em crimes como tráfico de Drogas e Pedofilia.

O Google Brasil, por sua vez se defende dizendo não ter acesso a estes dados, que estariam em poder da Google Inc., com sede nos Estados Unidos.

O Google Brasil, entra agora com uma ação na justiça para que um consultor independente prove ao Ministério Público que não dispõe destas informações para tentar sair ileso das ações do MP.
Infelizmente, o Orkut se tornou terra de ninguém e o "anonimato" estimula a prática de atividades que são condenáveis e criminosas.

Crimes de todas as formas são cometidos protegidos por este anonimato, o que muitos desconhecem é que o Google (seja a matriz ou a filial brasileira) possuem, sim meios para identificar cada um dos perfis.

O Google, historicamente, tem se negado a fornecer informações de seus usuários a justiça e este episódio levanta uma questão importante, até onde os dados dos usuários devem ou não ser ocultados dos órgãos públicos?

O MP não tem intenção de aliviar nesta questão, portanto ou o Google cede, como já cedeu na China bloqueando dados indesejados ou sua existência no Brasil pode estar comprometida.

Via: [Slashdot e WNews]

relacionados


Comentários