Meio Bit » Arquivo » Fotografia » O iPhone 4 está prestes a se tornar a câmera mais popular no Flickr. Alerta vermelho para as compactas?

O iPhone 4 está prestes a se tornar a câmera mais popular no Flickr. Alerta vermelho para as compactas?

iPhone está prestes a se tornar a câmera mais popular do Flickr. O que isso representa para as fabricantes de compactas?

13 anos atrás

O TechCrunch notou um interessante fenômeno prestes a atingir seu ápice no Flickr. A quantidade de fotos tiradas com iPhone 4 cresce assustadoramente na rede, tanto que o smartphone da Apple está prestes não de chegar ao topo das câmeras de celulares, nem do ranking das point-and-shoots, mas sim prestes a se tornar a câmera mais popular do Flickr!

O gráfico vem do ótimo "Localizador de câmeras" do Flickr, uma ferramenta que trabalha com os dados EXIF das fotografias para gerar gráficos de popularidade dos modelos usados pelos membros da rede. À frente do iPhone 4, apenas a Nijon D90 que, dada a sua estagnação no volume de imagens submetidas, se confrontada com a linha ascendente do iPhone, deve em breve ser mesmo desbancada do topo:

Câmeras mais populares no Flickr.

Câmeras mais populares no Flickr. (Clique para ampliar)

Em 2009, o iPhone já tinha alcançado essa façanha. Ele perdeu terreno porque, na época, o Flickr contabilizava todas as versões do iPhone (Classic, 3G e 3GS) como uma só. Com a divisão, eles voltaram a níveis menores, e só agora, com o iPhone 4, enfim uma versão única do smartphone volta ao topo.

Ajustes à parte, a ascensão do iPhone 4 enquanto câmera fotográfica simples ligou o alerta nas fabricantes de câmeras de entrada, as famosas compactas, ou point-and-shoot. Com a notável melhoria nas câmeras de celulares, ter uma dedicada e simples pode soar, muitas vezes, como redundante. No cenário mais pessimista, é de se pensar se essa linha inteira de modelos terá o mesmo fim da Flip, que foi tirada de campo pela Cisco por não conseguir fazer frente à capacidade de filmagem dos smartphones modernos.

Há, no entanto, uma diferença fundamental entre os dois cenários.

A Cisco se acomodou com a Flip. Em muito tempo, só o que fez foi um tímido (porém bem-vindo) upgrade na UltraHD, que passou a filmar a 60 quadros por segundo e ganhou o indispensável estabilizador, e lançou o estranhíssimo modelo SlideHD, uma Flip em formato slider.

Não era isso... Ok, não era isso o que os consumidores desejavam. Com Internet, redes sociais, comunicação em tempo real, não é preciso ser um gênio para ver que conectividade é uma demanda indispensável hoje. E a FlipLive, provavelmente a primeira grande melhoria da Flip desde o upgrade para a alta definição, morreu na praia.

Já no segmento das câmeras, as empresas estão investindo em diferenciais e para suprir as lacunas que os smartphones têm, eliminando assim eventuais vantagens deles sobre as dedicadas. Hoje já se encontra nas linhas mais baratas câmeras com envio rápido de imagens e vídeos para redes sociais, outras com módulo GPS embutido para geolocalização e, entrando no campo das exclusividades, modelos com, por exemplo, display frontal para auto-retratos.

Samsung TL225 DualView.

Samsung TL225 DualView. (Clique para ampliar)

Mesmo no campo da qualidade as compactas se mantêm à frente dos celulares — dos melhores celulares, vale dizer. E tudo isso custando menos que um celular. É o típico caso onde um gadget dedicado tem razão de ser porque é melhor que o que converge a sua função com outras totalmente diversas do propósito em foco.

Ah, e o iPhone, como qualquer outro smartphone, está sempre à mão, ou no bolso, ou na bolsa, ou na cinta (alguém ainda usa assim)... Enfim, está sempre próximo, pronto para registrar um flagrante qualquer e já enviar para a nuvem. Isso também conta, muito, para a sua popularidade no Flickr.

Com informações do Gadget Lab.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários