Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Shokonsai - resultado de um ensaio

Shokonsai - resultado de um ensaio

13 anos atrás

Ano passado consegui realizar uma de minhas grandes metas aqui na região de Presidente Prudente. Conseguir montar um grupo, com apoio da Oficina Cultural Timochenco Webih, para registrar o Shokonsai na cidade de Álvares Machado. Se você quer saber um pouco mais sobre isso, é só dar uma olhada no texto que escrevi na época da finalização do ensaio.

Foi uma grande atividade, envolvendo um público diversificado e que agora vai finalmente se transformar em uma exposição. A intenção é que ela seja inaugurada durante o Shokonsai desse ano, mas ainda não está nada fechado. O que posso dizer é que, além do resultado já alcançado, creio que consegui montar um grupo fixo para continuar registrando o evento com o intuito de ter (daqui uns 10 anos) uma quantidade de material realmente representativa do que estamos querendo mostrar. Uma exposição mais rica ou um livro não estão descartados. Se até a Maria Bethania conseguiu patrocínio, por que a gente não pode?

Um bom ensaio deve sempre primar pela unidade temática, uma boa história a se contar, e pela sua unidade formal, uma estética própria que vai garantir uma boa ligação entre todas as imagens. Portanto, um trabalho produzido em grupo deve estar muito bem afiado para que não fique parecendo uma sopa de letrinhas ao final. O vídeo abaixo é o resultado do que conseguimos no ano passado. Antes que alguém jogue pedras no trabalho, cabe lembrar que essa foi a primeira tentativa e estávamos em um grupo extremamente heterogêneo. Diversas idades, diversas faixas de conhecimento cultural, diversos objetivos e, acima de tudo, diversos níveis de conhecimento fotográfico.

Pela primeira vez trabalhei com adolescentes e pessoas da terceira idade. Alguns com conhecimento avançado de fotografia e outros que não possuíam nem câmera. A experiência foi enriquecedora e divertida. Para o próximo evento o grupo está um pouco mais compacto, porém mais decidido. Novos resultados vão aparecer por aqui em julho.

relacionados


Comentários