Meio Bit » Arquivo » Internet » Dúvidas? Google Talk Guru tudo sabe, tudo responde

Dúvidas? Google Talk Guru tudo sabe, tudo responde

Google lança bot para Google Talk que responde queries simples sobre previsão do tempo, moeda, traduções etc.

13 anos atrás

Vez ou outra, olhando as estatísticas de acesso dos blogs onde escrevo, me deparo com termos curiosos que algumas pessoas utilizam em buscadores para chegar até meus textos. Entre o esperado e o bizarro (e, acredite, tem muito termo bizarro), chama a atenção aquelas consultas que parecem ter sido feitas a outros humanos. Perguntas.

A ideia do Google como um oráculo às vezes é levada ao pé da letra. As pessoas usam o campo de texto do formulário de pesquisa para fazer perguntas. É a esperança de todos que, um dia, os algoritmos dos buscadores sejam avançados a ponto de compreenderem e entregarem respostas a perguntas em linguagem humana, mas ainda não chegamos lá. Estamos no caminho, o Wolfrang|Alpha tem essa proposta, dentre outros estudos e tecnologias na área, o próprio Google já tenta fazer esse papel, mas a coisa como um todo ainda engatinha.

Hoje, disponível a todo e qualquer mortal, existem mecanismos nos principais buscadores que dão respostas exatas em vez de resultados organizados segundo critérios que ninguém conhece. Se você insere equações matemáticas no Google, ele retorna o resultado. Até perguntas em linguagem humana, algumas bem específicas, ele já responde, baseado em fontes confiáveis. Mas é como eu disse: a coisa ainda é bem experimental. Perguntei ao Google quem ganho a última Copa do Mundo, e ele me disse que foi a Itália, na Copa de 2006:

Pergunta ao Google: Quem ganhou a última Copa do Mundo?

Dica: não foi a Itália...

Essa ele errou (nota para quem não gosta de futebol: foi a Espanha, em 2010), mas muitas outras ele acerta. E ainda faz continhas. E conversão de moedas. E definição de termos segundo alguns dos mais conceituados dicionários do mundo. E tradução instantânea. Enfim, é muita coisa, disponível diretamente do buscador.

Visando facilitar o acesso, principalmente em dispositivos móveis, a esses recursos, a Google lançou o Google Talk Guru. É um bot, um script que atua como se fosse um contato, basta adicioná-lo no GTalk ([email protected]). Feito isso, puxe um papo com a lata de sardinha e insira uma query que faça algum sentido para o mecanismo. No site oficial há algumas sugestões. Veja alguns resultados:

Guru em ação.

Guru em ação.

E como funciona bem esse negócio! Especialmente para quem tem Android e está com o GTalk sempre aberto, é uma ferramenta maravilhosa para consultas rápidas.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários