Meio Bit » Arquivo » Internet » A Google tenta, tenta, tenta, mas o orkut? Continua o mesmo...

A Google tenta, tenta, tenta, mas o orkut? Continua o mesmo...

Google começa a liberar a nova versão do orkut. Apesar das mudanças no visual, o resultado é fraco e pouco acrescenta à rede social...

13 anos atrás

Ontem à noite aquela reestilização do orkut divulgada mês passado, também conhecida como "novo² orkut", começou a ser liberada. Me surpreendi ao logar e ver que, hey! estou dentro. Nada de convites, aparentemente a liberação é gradual, sem um critério específico para tanto.

Eis a nova cara do orkut:

Novo² orkut.

Novo² orkut. (Clique para ampliar)

Apesar das críticas e de claramente inferior ao Facebook em termos de recursos, usabilidade, visual, [insira aqui qualquer outro critério], o orkut ainda tem muita relevância no Brasil. Continua sendo, de longe, a rede social mais popular do país, recebendo investimentos da Google para se manter no topo por aqui.

O que essa atualização deixa no ar, porém, é que falta esmero, falta entender o que o público realmente quer. Sobre o esmero:

  • Há redundância de links. O novo menu lateral tem sérias chances de ser subutilizado porque os principais links (comunidades, recados etc.) continuam presentes no topo;
  • O campo para atualizar o status agora fica oculto por padrão. Para ativá-lo, tem que clicar no botão "Postar". Isso por si só já é ruim, piora o quadro o botão "Cancelar" pairando ali mesmo quando o formulário não está ativado. É, eu também não entendi;
  • Ainda não dá para usar os botões "avançar" e "voltar" do navegador.

Sobre a falta de entendimento:

  • A coluna de recados perdeu largura para dar espaço ao novo menu lateral (subutilizado). Como resultado, muitas imagens e mensagens em GIF ficaram cortadas pela metade. Não que eu seja um fã fervoroso de GIFs piscantes na timeline, mas ora, é um recurso bastante popular na rede e, como tal, devia ser considerado antes de mexerem nesse espaço;
  • Comunidades. A justificativa de muita gente para não excluir sua conta no orkut mais uma vez foi deixada de escanteio. É a segunda atualização sofrida pelo orkut, em ambas não houve alterações nas comunidades.

O "curti" do orkut, com emoticons, é liberado junto à nova versão:

As opções de 'curtir' no orkut.

As opções de 'curtir' no orkut.

Cuidar do orkut, a essa altura do campeonato, deve ser um desafio e tanto. A rede tem características bem peculiares, de modo que não dá para simplesmente copiar o que o Facebook faz (direito). Aliás, acho que apostar nas diferenças é um caminho mais saudável e seguro, porque num confronto direto, as chances da rede da Google são bem pequenas.

No tópico da comunidade oficial do orkut sobre a reformulação, as opiniões são bem divergentes e polarizadas: uns amaram, outros, odiaram com força. E respondendo ao pessoa, minha nota, sendo bonzinho, seria um... 3,0.

relacionados


Comentários