Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Tomamos decisões melhores quando estamos com a bexiga cheia

Tomamos decisões melhores quando estamos com a bexiga cheia

Cientistas concluem que tomamos decisões melhores quando estamos com a bexiga cheia.

13 anos atrás

Em Jim Carrey eu acredito!

Em Jim Carrey eu acredito!

Não fosse o nome da Associação de Ciência Psicológica endossando o estudo, seria motivo de risos — a mim, pelo menos. Cientistas estudaram o efeito da bexiga cheia na tomada de decisões e concluíram que decidimos melhor quando estamos apurados, com vontade de urinar.

O estudo liderado por Mirjam Tuk, da Universidade de Twente, na Holanda, saiu no periódico científico Psychological Science, da associação citada acima.

Para chegar à conclusão de que bexiga cheia ajuda a tomar decisões, Tuk, dentre outros testes, fez com que voluntários tomassem quase 1l de água e, 40 minutos depois (tempo médio para que o líquido chegue à bexiga), colocou na mesa oito questões binárias para que eles se decidissem. As alternativas eram sempre uma boa e outra ruim. Por exemplo, as pessoas analisadas, num dos testes, tinham que escolher entre levar US$ 16 amanhã ou US$ 35 daqui a trinta dias — essa última, obviamente, a mais vantajosa.

Como resultado, a maioria das pessoas com a bexiga cheia escolheram as opções mais vantajosas. E... bem, o teste deve ter contado com o rigor que se exige de estudos sérios do tipo, mas não deixa de ser um pouco nebulosa a relação entre aperto urinário e tomada de decisões. Em geral, quando nessa situação nos livramos de tudo quanto obstáculo que nos separa do vaso sanitário, sem pensar muito... certo?

No mais, eu ainda tenho comigo o sábio ensinamento de Jim Carrey no filme "O Mentiroso". Segundo ele, segurar o xixi aumenta as chances de termos câncer de próstata. Eu não daria muito crédito em outra situação, mas quando ele disse isso, no tribunal, estava falando a verdade, nada mais que a verdade, graças ao pedido de aniversário (realizado) do seu filho.

Fonte: Science Daily.

relacionados


Comentários