Meio Bit » Arquivo » Internet » O novo novo orkut vem aí!

O novo novo orkut vem aí!

Google anuncia mais uma reformulação no visual do orkut.

13 anos atrás

Ano passado a Google contrariou o dito popular e mexeu em time que estava ganhando: modificou a interface do orkut. Coincidência ou não, nos meses seguintes o êxodo de brasileiros e, principalmente, indianos, os dois principais países (para não dizer únicos...) que ainda resistiam na rede social da gigante de Mountain View, para o Facebook, aumentou. Como barrar essa migração em massa? A Google acha que uma nova versão resolverá o problema.

orkut

O agora antigo "novo orkut" tinha lá suas virtudes, foi uma repaginada interessante e bem-vinda ao cansado visual antigo, praticamente o mesmo desde o lançamento da rede, em 2004. O que matou a modificação e fez muita gente continuar na versão antiga foi a implementação ruim. Opções sumiram ou se esconderam, a navegação ficou menos fluída, tudo ficou mais confuso. Há quem atribua a liderança do orkut no Brasil à sua simplicidade. Jogar contra isso é atirar no próprio pé.

Anunciada no blog oficial, blog da Google Brasil e comunidade oficial, a nova reformulação do orkut deve entrar nas próximas semanas e, se são Google quiser, sem os enfadonhos convites. Pelas imagens divulgadas (veja-as abaixo), nota-se o seguinte:

  • Menu principal numa nova barra lateral, à esquerda;
  • Novo perfil, concentrando todas as informações da pessoa numa única tela;
  • Novo sistema de exibição de fotos, em tela cheia e com comentários na lateral (é, lembra o novo sistema do Facebook...);
  • Imagens de perfil em alta resolução (e a Google pede: já pode começar a subir sua foto grandona pra lá).

Mais interessante que essas necessárias atualizações em perfis e no dashboard, é a promessa de que, enfim, um dos pontos mais fortes do orkut receberá a atenção que merece: comunidades. O post do blog diz que novidades nessa área aparecerão no próximo mês, e como ele foi publicado no dia 1º de março, presumimos que se trate de abril. Haverá, ainda, aumento nos limites de amigos, fotos e vídeos.

Serão essas mudanças suficientes para segurar os usuários que ainda não migraram do orkut para o Facebook?

Nova página inicial do orkut.

Nova página inicial do orkut. (Clique para ampliar)

Seletor de temas do novo orkut.

Seletor de temas do novo orkut. (Clique para ampliar)

Novo perfil do orkut.

Novo perfil do orkut. (Clique para ampliar)

Visualização de fotos em tela cheia.

Visualização de fotos em tela cheia. (Clique para ampliar)

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários