150 mil contas desativadas no Gmail. Saiba como fazer backup da sua!

Uma pane no sistema da gigante Google desativou cerca de 150 mil contas no Gmail, cerca de 0,08% da base de usuários. Os afetados pelo problema simplesmente não conseguiam acessar suas contas esta manhã. Em outros casos, ao acessar o email o usuário recebeu “Boas-Vindas” iniciais, ou seja, havia perdido seus dados, emails, registros de conversas (Gtalk), anexos… enfim tudo o que tinha no Gmail. Há também quem teve perdas parciais, o que não torna o problema menos grave. Cerca de 0,08% dos usuários Google/Gmail foram afetados pelo bug, e segundo o Painel de Status do Google Apps, os engenheiros estão trabalhando para reverter todo o processo. Será possível? Tudo?

Com a notícia do bug correndo e temendo um novo, diversos sites estão divulgando o Gmail Backup que, até então, eu particularmente desconhecia. O programa está disponível para Mac, Windows e Linux aqui. No momento o site está fora (fail!), ou seja, deve ter muita gente em pânico querendo salvar seus dados…

Graças a um mirror eu consegui baixá-lo. O uso é bem simples e rápido, após o download, basta executar, informar os dados da sua conta Google, pasta de preferência de backup e cuidar para não deixar marcado para salvar somente os emails mais recentes (vai que isso funciona).

Testando na minha conta, que possui 480 MB gastos, o software levou meia hora para fazer a metade do backup. Pois é, demora um pouco, mas acredito que para ter os dados em segurança compensa ter paciência. Seria mesmo a nuvem assim tão segura? Sinceramente não sei.

Nota do editor: outra alternativa de backup do Gmail é configurá-lo num cliente desktop ou mesmo em outro serviço, como o Hotmail, que permita o recebimento de mensagens de outros servidores. Basta, na configuração, definir para que o Gmail deixe as mensagens no servidor. Dica do Marcellus!

Relacionados: , ,

Autor: Judy

Sou a Judy, estudante de Comunicação, viciada em coca-cola 0, tecnologias e fotografia, é claro! Adoro o bom e velho rock and roll. ;)

Compartilhar