As principais novidades do Mac OS X ‘Lion’

É com o slogan “O poder do Mac OS X,  a mágica do iPad” que a Apple lança o preview para desenvolvedores da próxima versão do Mac OS X, o Lion, cujo lançamento deve ocorrer nesse ano.  A ideia de mesclar o que já era bom Mac OS X com algumas features do iPad tem tudo para dar certo. Vejamos as principais novidades do Lion:

Launchpad

Agora será possível visualizar as aplicações instaladas da mesma forma que no  iOS (iPod touch, iPhone e iPad). Será possível visualizar por “páginas”,  ou seja, arrastar para os lados e ver mais aplicativos. Também estará presente a  opção de agrupamento de aplicativos.

Launchpad

Aplicativos em tela cheia

Se tem algo que atrapalha um pouco quem sai do Windows e vai para o Mac OS  X é forma de trabalhar com as janelas, eu ainda fico um pouco perdido, no iPad  tudo roda em tela cheia e, agora, o mesmo recurso estará disponível no OS X, com a opção de navegar entre as aplicações abertas facilmente pelo trackpad.

Aplicativos em tela cheia.

Mission Control

Com o Mission Control será possível visualizar todas as aplicações abertas, visualizar miniaturas das janelas em modo tela cheia e janelas agrupadas por programas,. Para quem trabalha com muitos aplicativos abertos, um dashboard como esse é ótimo para não   ficar perdido no meio de tantas janelas.

Mission Control.

Versions

Com o Versions, o Lion salva uma cópia de determinado arquivo toda vez que o mesmo é aberto,  ou a cada hora de trabalho no arquivo. Com isso temos o histórico completo da evolução do  documento e a qualquer momento podemos voltar para determinada versão, restaurar ou até  mesmo simplesmente copiar uma parte do conteúdo.

Do lado esquerdo na imagem está o  documento atual, e do direito a cascata de versões salvas do arquivo. Detalhe é que isso existe  no Windows, são as Shadow Copies, mas quase ninguém sabe que existe, fica escondido. Fica a dica para algo mais amigável no próximo Windows 😀

Versions.

Resume

Que tal reiniciar o Mac sem se preocupar em salvar os trabalhos, fechar os aplicativos? O Mac será reiniciado e quando abrir novamente, tudo volta da forma que estava, aplicativos e  documentos abertos, na mesma posição.

Resume.

Para quem já usou algum iDispositivo, deve concordar sobre a simplicidade e como é intuitivo os movimentos de touch nos aparelhos. Quem já deu zoom em uma foto em qualquer aparelho touch vai repetir o movimento em qualquer outro dispositivo, e agora esses gestos também fazem parte do Mac OS X Lion. Melhor que ler é assistir:

http://www.youtube.com/watch?v=_fC2JA4GOxA

Ótimas novidades para os usuários de Mac, o que já era bom vai ficar melhor, e com o lançamento do próximo Windows cada vez mais perto é legal ver essa evolução no Mac OS X e imaginar como será o próximo capítulo dessa disputa. Será que veremos algumas dessas funcionalidades no Windows “8”? Espero que sim!

Relacionados: , ,

Autor: Márcio Fábio Althmann

Trabalho com desenvolvimento de sistemas .NET há 7 anos, sou Microsoft Certified Professional, líder do grupo de usuários de Silverlight o Silverlight Planet (www.silverlightplanet.net.br). Vencedor do campeonato de desenvolvimento para Windows 7: WinThe7 (www.winthe7.com.br). Mantenho um blog pessoal com conteúdo técnico para desenvolvedores www.marcioalthmann.net.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples