Meio Bit » Arquivo » Hardware » Análise da webcam XPC

Análise da webcam XPC

18 anos atrás

Passeando pelo comércio local, encontrei uma "webcam" da XPC, marca que pertence à Leadership. O preço parecia errado, já que R$ 40,00 e, ainda por cima, com nota fiscal, está bem abaixo do que costumo encontrar por aqui... como precisava há tempos de uma, resolvi levar para teste. O resultado, vocês podem conferir a seguir.

A caixa do produto é chamativa, com a cor laranja bem forte, e de bom material. Vem com um CD de drivers, um manual de apenas uma folha, mas com todo o processo de instalação e as características, além da própria câmera.

Antes de sair da loja, o vendedor foi bem taxativo: "... instale o cd antes, ou a vai dar pau...". Para evitar qualquer desgosto, segui a receita. Rodei o programa de instalação do cd e só depois conectei a câmera a uma porta USB.

O reconhecimento foi automático e rápido. Na minha área de trabalho apareceu um link para o programa AmCap, de copyright da Microsoft.

A base da câmera tem três pequenos pontos emborrachados, o que permite que seja fixada facilmente sobre o monitor de CRT, sobre o gabinete ou mesmo sobre a mesa. Essa base também funciona como um "clipe", prendendo-se à borda da escrivaninha ou o canto do laptop. A pressão é suficiente para não marcar o apoio.

Na parte superior, há um botão para se ativar a captura e o driver permite escolher qual o programa a ser chamado.

O foco é ajustável manualmente e funciona bem a partir de 5 cm. Não há nenhum outro tipo de controle externo, mas o driver permite o ajuste de contraste, brilho, exposição, ajuste de cor e qualidade de imagem. No modo de melhor qualidade ( entre os dois possíveis ), é nítida a perda de velocidade.

Ao contrário do que indica o manual, no modo 640 x 480, com menor qualidade, foi possível capturar vídeo à taxa de 30fps, algo bem interessante para essa faixa de preço. A qualidade da imagem é aceitável, com iluminação natural mas fica muito degradada, com iluminação artificial ( incandescente ). Comparem as duas imagens abaixo.

Seguindo nosso novo sistema de pontuação ( by Cardoso ), as notas seriam:

Facilidade de Instalação: 8/10
Funcionalidade: 7/10
Documentação: 5/10
Design: 5/10
Performance: 5/10
Portabilidade: 5/10

Resultado: considerando o preço atraente, é uma boa indicação, desde que não se espere uma "webcam" com ótima performance em ambientes menos iluminados.

relacionados


Comentários