Meio Bit » Arquivo » Indústria » A suíte de aplicativos do Google esta quase completa (ou: porque o GDrive é MAIS do que somente armazenamento)

A suíte de aplicativos do Google esta quase completa (ou: porque o GDrive é MAIS do que somente armazenamento)

18 anos atrás

O Google continua lançando aplicativos para tarefas que a grande maioria dos consumidores precisa e usa. Vamos relembrar: Gmail, para correio eletrônico; Writely para processamento de texto; Google Spreadsheets, para planilhas; Picasa (e Web Album) para fotografia (e videos ?) digitais; Google Calendar, para calendário. Talvez a ferramenta mais poderosa, porém pouco discutida é o Google Desktop.O Google Desktop indexa todo o conteúdo de seu disco rígido (e de outros computadores em sua rede), mas o que faz dele extremamente poderoso é o fato de ele próprio ser um servidor web, dentro da máquina do próprio usuário. Tendo esta funcionalidade, está preparada a primeira parte do plano. A segunda parte do plano envolve o GDrive, ou como queiram chamar o ainda não-lançado sistema de armazenamento deles. O que o GDrive terá de especial ? Não basta mais ser simplesmente um drive virtual, como muitos aí, que já são bons e gratuitos. A grande sacada do GDrive será, além de oferecer espaço para armazenamento de dados, oferecer um sistema de sincronização de dados entre seus computadores. Seus arquivos estarão disponíveis a todo momento, independente de estar conectado à Internet ou não. E lembram do que eu disse no início do parágrafo, sobre aquele servidor web do Google Desktop ? Ele estará rodando os sites que você usa: Gmail, Google Calendar, e os outros da suíte, *sem* estar conectado à Internet. O sistema automaticamente detectará o status da conexão, e pode chamar o site na web ou dentro de sua máquina dependendo deste status. Seu Gmail poderá ser acessado também sem estar conectado, pois estará dentro do cache do Google Desktop.

Claro que tudo que eu escrevi acima é uma suposição do que o que pode a vir ser a grande sacada do sistema do Google, que é novamente algo que não existe no mercado e que pode realmente revolucionar com as pessoas usam seus computadores. Porque muitos continuam usando um cliente convencional de email ? Oras, porque querem levar seu notebook E seus emails para onde forem, e ter seus emails à disposição. E porque ainda muitos usam o Excel ao invés do Google Spreadsheets ? Porque é trabalhoso ter que abrir arquivos armazenados localmente, e também novamente devido à necessidade de estar conectado durante o uso.

Enfim, o Google tem todas as condições de entregar um sistema tal como eu descrevi. Talvez venha algo assim, talvez não. Ultimamente muitos tem criticado a empresa por lançar produtos que não são revolucionários, ou disruptivos. Eu concordo com as críticas em parte, pois para oferecer uma suite de aplicativos que satisfaça o usuário, eles devem lançar versões web de coisas que o usuário já faz. Ainda há muito por vir.

relacionados


Comentários