Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Ricoh CX5 – sistema híbrido de autofocus

Ricoh CX5 – sistema híbrido de autofocus

13 anos atrás

Eu nunca vi alguém com uma câmera da Ricoh. Nem nos eventos de São Paulo que venho participando eu vi ao vivo uma câmera dessas. São iguais aos equipamentos da Casio. Todos dizem que a qualidade é ótima, mas no Brasil essas coisas não chegam para os consumidores. Mas, por conta das notícias internacionais, sabemos que a Ricoh é um dos fabricantes que levam as coisas a sério. Poucas câmeras são lançadas por ano e a empresa procura sempre inovar em alguma característica. Porém, essa nova CX5 chega com um gosto de “já vi isso em algum lugar”.

A Ricoh CX5 chega para substituir a CX4 e traz para o consumidor o mesmo sensor CMOS retroiluminado com 10 megapixels de resolução máxima e a mesma lente com 10,7x de zoom ótico (equivalente a uma 28-300mm). Então, o que muda aqui? Bem, a Ricoh garante que a câmera está equipada com um sistema híbrido de autofocus. Embora não explique como a coisa funciona, a empresa esclarece que juntamente com o detector de contraste (usado normalmente no sistema de autofocus das compactas) existe um detector de distância. E no que isso vai ajudar o equipamento? A empresa garante que a câmera consegue fazer o foco em 0,2 segundos, independente da distância focal. Segundo a notícia publicada no Dpreview, a Ricoh já se utilizava de um sistema muito parecido até 2007, mas não ficou claro como ele é diferente.

A câmera também possui um monitor LCD de 3 polegadas com 940k pixels e também pode gravar vídeos em alta definição com 720 pixels. A câmera pode executar 5 fotos por segundo no modo contínuo, com a resolução máxima, e fazendo a festa de quem gosta de uma fotografia macro, a câmera pode se aproximar até 1cm do assunto fotografado. A única coisa que me deixa preocupado é a oferta de velocidade ISO variando de 100 a 3200. Não sei por que essas compactas oferecem algo que é, na prática, inviável.

A Ricoh CX5 vai estar disponível em abril nas cores prata e preta. A empresa espera produzir 50 mil unidades por mês.

ricoh CX5

Fonte: Dpreview

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários