Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Já é possível instalar o XBMC em uma Apple TV 2, mas isso pode substituir um bom HTPC?

Já é possível instalar o XBMC em uma Apple TV 2, mas isso pode substituir um bom HTPC?

Conseguiram portar o XMBC para a Apple TV. Mas, será que isso é um bom negócio? Veja os prós e os contras dessa medida.

13 anos atrás

xbmcappletv

Recentemente tivemos notícia de que, após o "jailbreak", já é possível instalar o XBMC numa Apple TV 2, o que é sem dúvida muito animador para quem deseja um versátil sistema de Media Center por um preço muito mais acessível (US$ 99, lá fora) do que o de um HTPC, mesmo o mais barato deles.

Na verdade, a instalação do XBMC, por enquanto, apresenta a única possibilidade de uma Apple TV ser um produto interessante para o público brasileiro, em virtude da falta de conteúdo disponibilizado para nós. Não há, por exemplo, filmes legendados na iTunes Store e nem tão pouco é possível acessar serviços de streaming como o Netflix, pois o acesso é bloqueado se o seu endereço IP for brasileiro. Ah… mas é possível usar uma VPN… muito esforço pra assistir a uns filminhos, não?

Com o XBMC instalado, tudo muda de figura. Você é senhor do seu próprio conteúdo e, diante de uma belíssima interface, poderá acessar toda a sua coleção de filmes, shows, seriados, músicas e etc. com total liberdade… ou não?

O problema é que, até agora, quem testou relata que os vídeos com resolução em até 720p estão rodando bem, mas há problemas de "engasgos" em vídeos Full HD (1080p). Particularmente, considero essa limitação muito frustrante, por mais baixo que seja o custo para aquisição do equipamento.

Segundo consta na própria wiki do projeto, o XBMC poderá rodar perfeitamente filmes em 1080p numa Apple TV, desde que o aparelho seja aberto e o adaptador Wi-Fi interno seja retirado do slot mini-PCIe e substituído por uma plaquinha Broadcom Crystal HD. É um caso a se pensar…

Sou fascinado pelo XBMC como solução para Media Center e usuário de longa data, desde o tempo em que ele ficava instalado no Xbox "1". Aquele software representa a força do open source e entrega uma excelente experiência de usuário para a integração de computadores a home theaters. Não apostaria numa Apple TV 2 como sistema principal, para ficar na sua sala de áudio e vídeo, mas penso nas possibilidades de algo assim para quem deseja ter acesso à coleção de filmes em outros cômodos.

Uma ideia interessante, por exemplo, seria manter  toda a coleção compartilhada em um NAS, acessível pelo Media Center principal na sala do Home Theater e disponível também para clients mais simples espalhados por outros cômodos da casa, que podem ser aparelhinhos como uma WD TV Live ou até mesmo uma Apple TV com o XBMC instalado, mas nesse caso eu faria questão de abrir e colocar a plaquinha Crystal HD.

Apenas a título de curiosidade, esse mesmo port também permite instalar o XBMC no iPhone 4 e no iPad. Não consigo imaginar muita utilidade de um sistema assim instalado num smartphone, mas no iPad pode ser muito interessante, principalmente se pudermos montar SMB Shares. Smiley de boca aberta

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários