Meio Bit » Arquivo » Internet » Distúrbio de Privação da Informação

Distúrbio de Privação da Informação

13 anos atrás

"Cloud contendo as mais de 100.000 palavras predominantemente utilizadas pelos voluntários no estudo"

Assim está sendo chamada uma nova provável síndrome avaliada em jovens universitários mundo afora.

Provocada pela abstinência de conteúdo, o Distúrbio de Privação da Informação tem sido avaliado mais de perto após em uma ampla pesquisa científica coordenada pela Universidade de Maryland e o 4º Seminário Global promovido pela Salzburg Academy.

Em um estudo conhecido como Unplugged, voluntários de 12 universidades pelo mundo -- incluindo 125 alunos da Universidade de Bournemouth -- se ofereceram para passar 24 horas longe de computadores, iPods, celulares, televisão, Internet, rádio, revistas e jornais.

Os pesquisadores descubriram que logo após um curto período de tempo, os voluntários começavam a apresentar sintomas parecidos com aqueles tipicamente vistos em, por exemplo, fumantes tentando abandonar o vício.

Esperava-se que apenas sintomas psicológicos fossem predominantes à medida que a privação fosse progredindo. Entretanto, sintomas físicos acompanharam os indicadores iniciais de destaque em proporções curiosamente expressivas.

Muitos alunos relataram duas experiências em comum: como se estivessem sendo forçados a abandonar um vício com bastante dificuldade, ou então forçados a um tipo de dieta severa.

As conclusões do estudo podem ser vistas no website criado pelo ICMPA chamado A Day Without Media, hospedado no WordPress.com.

Abaixo, um vídeo da BBC dando um breve relato de três alunos voluntários da pesquisa.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários