Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Top 20 Photoshop Disasters

Top 20 Photoshop Disasters

13 anos atrás

É inegável que a fotografia digital trouxe um conforto absurdo para os fotógrafos. Agora contamos com ferramentas de edição de imagem com gigantesca capacidade de processamento e podemos, praticamente, criar complementos para as imagens, arrumar o que deu errado e dar vida a nossos próprios mundos. Claro que também temos o lado negativo disso tudo. Tornamos-nos muito mais preguiçosos. Isso mesmo caro fotógrafo, hoje em dia deixamos para a pós produção digital o que poderíamos eliminar na hora de fazer a foto. Faltam um pouco de vontade, inventividade e soluções inteligentes da maioria dos fotógrafos.

Junto com a possibilidade de editar as fotos até o limite da realidade, também surgiu um novo cargo na cadeia produtiva das imagens: o photoshopeiro. Pode parecer estranho, mas a maioria dos fotógrafos não edita suas próprias imagens. Isso tudo fica a cargo de alguém que é responsável por criar a mágica. Infelizmente, esse profissional, que em muitos casos não passa de um estagiário (por favor estagiários, não se sintam ofendidos), comete os piores crimes que um apreciador de imagens pode imaginar. Ele distorce, estica, alisa e suaviza até criar criaturas que não existem em nosso Universo ou na mais delirante das mitologias (lembrando aqui o caso de Susana Vieira).

Nessa esteira de falta de ligação com a realidade, surge um dos blogs mais engraçados que um fotógrafo pode encontrar na internet. Estou falando do Photoshop Disaster, um site que funciona basicamente por receber dos leitores exemplos de como o Photoshop pode ser usado para o mal e como a maioria das agências de publicidade, revistas ou qualquer meio que use a imagem para mandar um recado, podem ser totalmente sem noção. O pessoal realmente merece levar na cabeça. Agora, no final do ano, o site elegeu os 20 melhores posts de 2010 (levando em conta que nesse caso o melhor é, na realidade, o pior). São exemplos hilários de como a tecnologia pode ser usada para causar constrangimento e provar, de uma vez por todas, que o Photoshop é realmente coisa do demônio.

Vejam abaixo alguns exemplos do que estou falando.

photoshop disaster_01

photoshop disaster_02

 

photoshop disaster_03

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários