Meio Bit » Arquivo » Indústria » Delicious (e vários outros sites da Yahoo!) será fechado

Delicious (e vários outros sites da Yahoo!) será fechado

Yahoo! anuncia mudanças e fechamento de diversos sites, incluindo Delicious.

13 anos atrás

Delicious

Eu nem conhecia direito o serviço, lá pelos idos de 2003~2004, mas o endereço fora do convencional, o famoso del.icio.us, era divertidíssimo, muito curioso. Em 2005 a Yahoo! comprou o site, um gerenciador de bookmarks online, e desde então soltou apenas uma grande atualização para ele em 2008, que além do moderno visual que perdura até hoje, alterou também o nome e a URL do serviço: Delicious e delicious.com, respectivamente.

É (ou era) uma das poucas coisas da Yahoo!, ao lado do Flickr e do Pipes, que ainda uso. Mas parece que o site não é tão popular e/ou rentável assim, a despeito dos seus mais de 5 milhões de usuários. Só isso explica o fato da Yahoo! estar prestes a desativar o Delicious.

É quase um crime contra a Internet.

Ontem o TechCrunch levantou o rumor, que horas mais tarde foi confirmado oficialmente pela Yahoo!. Depois de anunciar a demissão de 4% de sua força de trabalho, algo em torno de 600 funcionários, a empresa agora está prestes a cometer um verdadeiro genocídio na sua linha de serviços.

Planos do Yahoo!.

Planos do Yahoo!.

O BetaNews fez o trabalho de resumir o quadro acima. Acompanhe:

  • Serão descontinuados: Altavista, Yahoo! Picks, Yahoo! Bookmarks, Yahoo! Buzz, Delicious, MyBlogLog, AlltheWeb e MyM;
  • Serão fundidos a outros serviços: FoxyTunes, Yahoo! Events, Yahoo! People Search, Sideline, FireEagle e Upcoming;
  • Serão transformados em "features": Yahoo! Deals, Avatars, Alerts, Widgets, Greetings, Babelfish, Calendar, Address Book, Notepad e Message Boards.

Alguns serviços acima são zumbis e o fim ou remanejamento faz muito sentido. Outros, porém, em especial o Delicious, são difíceis de entender...

Tempos complicados. A concorrência, claro, já está se aproveitando do triste fim do Delicious para ganhar publicidade e usuários. O Spabba, por exemplo, foi lançado em tempo recorde por Philip Kaplan, do Blippy (aquela rede social narcisista), para receber órfãos do Delicious.

Outra boa saída é aproveitar-se da capacidade de sincronia dos navegadores modernos e fazer dos favoritos um Delicious-like. Usa dois ou mais navegadores diferentes? O Xmarks, agora mais vivo do que nunca, dá conta do recado.

Independente da solução adotada, por tudo que representou, um dos primeiros serviços "Web 2.0" e sua simpatia sem igual, o Delicious deixará saudades. RIP.

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários