Meio Bit » Arquivo » Games » Vuvuzelas e Easter Eggs

Vuvuzelas e Easter Eggs

13 anos atrás

Há algum tempo foi noticiado aqui o caso das vuvuzelas no jogo do Michael Jackson. Até então acreditava-se ter sido uma iniciativa da própria empresa contra pirataria. Mas não é bem assim. O autor da façanha é um brasileiro, que trabalhou no projeto (último da Ubisoft Brasil).

Quando eu tive essa ideia achei que pelo menos faria os piratas darem risadas. Nunca imaginei que seria tão popular e aparecer em tanto sites, sendo que o vídeo original do Youtube já passou de 140 mil views.” – Marcelo Oliveira, Ubisoft

Sinceramente? Eu admiro a coragem do cidadão. Eu, como programador, também já passei por várias situações onde eu gostaria de colocar um easter egg ou algo divertido para o usuário, mas sempre tive minhas ideias cortadas pelo chefe ou, muitas vezes, pelo cliente que via o “recurso” como algo desnecessário e perda de tempo. Por isso já pensei também em colocar alguns easter eggs sem contar para ninguém, esperando que um dia alguém fosse rir daquilo. Mas nunca tive coragem.

Aliás, se o Marcelo tivesse proposto isso abertamente, provavelmente teria sua ideia recusada. Por isso muitas vezes fazemos algo (que sabemos que é legal) sem contar para ninguém, esperando arrancar risadas de algum usuário com um bom senso de humor. O problema seria se algum tipo de bug fizesse com que as vuvuzelas ativassem mesmo se você estivesse rodando o jogo original, aí o programador teria sua cabeça cortada no mesmo instante e talvez por esse tipo de risco tenhamos tanto medo de implementar uma brincadeira assim.

Mas acredito que nesse caso nosso amigo ainda teve sorte pela boa repercussão anti-pirataria que o episódio teve. A galera gostou desse tipo de approach na batalha contra os piratas. Talvez esse tipo de atitude até incentive para que cada vez mais e mais empresas partam para algo desse tipo, ao invés de nos obrigar a passar por inúmeras burocracias quando compramos jogos originais, como deixar o CD/DVD dentro do leitor.

Fonte: WiiClube

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários