Meio Bit » Arquivo » Games » Estariam os consoles impedindo a evolução dos jogos para PC?

Estariam os consoles impedindo a evolução dos jogos para PC?

Para executivo da Crytek, PC está uma geração a frente dos consoles.

13 anos atrás

dori_cry_25.11.10

Quando falamos em gerações, é muito comum colocarmos os consoles e o PC no mesmo saco (eu pelo menos faço isso). Todos nós sabemos que um bom computador normalmente consegue gerar gráficos melhores do que os videogames de sua época, mas para Cervat Yerli, chefe da Crytek, hoje em dia os computadores estão muito a frente dos consoles e é por causa deles que o desenvolvimento de games para PC não tem evoluído.

Enquanto a atual geração de consoles existir e enquanto continuarmos empurrando o PC, ficará cada vez mais difícil tirar proveito de ambos. O PC está facilmente uma geração a frente atualmente. Com o 360 e o PS3, nós acreditamos que a qualidade dos jogos além do Crysis 2 e de outros que usem a CryEngine serão muito limitados a sua expressão criativa. Você não conseguirá tirar mais suco dessas pedras.

Geralmente acho que a culpa ainda é da mentalidade das desenvolvedoras. Muitas hoje em dia não consideram mais o PC um problema, mas suas expectativas de venda não está nem perto do que eles conseguem nos consoles. Enquanto o mercado não atingir receitas parecidas, as companhias não gastarão para criar versões de jogos para o PC.”

É verdade que ver um Crysis rodando no máximo deixa bem claro a diferença de poder entre as plataformas, mas não acho que podemos diferenciar uma geração apenas pelo poderio gráfico. As coisas mudaram no mundo dos jogos eletrônicos e de uma geração para outra muitas funcionalidades costumam ser adicionadas aos aparelhos, como por exemplo a possibilidade de estarmos conectados a todo tempo ou de termos maneiras diferentes de jogarmos, como os controles com sensores de movimentos. 

Eu entendo que os videogames possam estar (e provavelmente estejam) freando a criação de jogos com gráficos mais realistas nos computadores, mas isso não parece ter sido um empecilho quando a mesma Crytek lançou o Crysis. Além disso, se formos pensar bem, a única solução para esse problema seria a adoção em massa de serviços como o OnLive ou as fabricantes acabarem com todos os consoles e passarem a criar apenas para o PC, o que eventualmente resultaria num monte de reclamações de que as placas de vídeo com mais de um ano estão impedindo o aperfeiçoamento dos gráficos.

[via CVG]

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários