Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Vibram CincoDedos: Não, não é um mafioso...

Vibram CincoDedos: Não, não é um mafioso...

Qual a melhor maneira de correr? Esqueça o calcanhar no chão e os atuais tênis para corrida. A ciência mostra que estamos fazendo tudo errado.

13 anos atrás

Um pé humano típico é um milagre anatômico da evolução, com 26 ossos, 33 juntas articulares e mais de 100 músculos, tendões e ligamentos.

Se você também é adepto de treinamentos que envolvam corridas a pé, já deve ter ouvido uma penca de especialistas pisotearem sempre a mesma tecla: para correr, você precisa do calçado adequado.

Comumente, isso sempre implicou na melhor escolha possível para o seu tênis como uma parte indispensável do seu equipamento de treinamento.

De acordo com o paradigma atual de cinesiologia, o estudo da mecânica do movimento corporal, o entendimento mais antigo sobre a maneira mais adequada para o movimento que envolve tanto o caminhar como também a corrida funciona mais ou menos assim:

Ao final da parte elevada da passada, quando o pé fora do chão está prestes a tocá-lo novamente na próxima passada), o calcanhar deve ser a primeira coisa a tocar o chão, distribuindo assim por todo o corpo a onda completa de energia absorvida pelo impacto.

Um nova e crescente camada de cientistas vem discordando disso e defende justamente o oposto: ao final da passada superior livre (na corrida) a base antero-distal dos pés (frente) deve ser a primeira coisa a tocar o chão. A isso tem sido atribuído o nome de "passada natural" de corrida. É óbvio que os cientistas apontam essa dinâmica apenas para as passadas de trote e corrida.

(Já imaginou a pose de Barbie Ballet que você ficaria ao caminhar com a ponta dos pés da sua sala até o elevador?)

Defendendo essa caminhada está também a VIBRAM, fabricante de solados desportivos que há anos que decidiu empreender por conta própria uma nova linha de calçados, os VIBRAM Five Fingers —provável nome típico para um dos personagens das películas brit-gangsta de Guy Ritchie.

Eu curtiria muito correr com um...

relacionados


Comentários