Meio Bit » Arquivo » Mobile » WiFi Direct começa hoje a mudar a cena...

WiFi Direct começa hoje a mudar a cena...

Wi-Fi Alliance anuncia WiFi Direct, novo protocolo que permite a equipamentos com WiFi conversarem entre si.

13 anos atrás

Sempre exisitiram boas razões para você ter um gadget móvel com WiFi. Agora, as razões passam a ser indispensáveis.

A Wi-Fi Alliance está lançando "a coisa" sem fio e se chama Wi-Fi Direct. Primariamente baseado em software, trata-se de uma nova distribuição facilmente atualizável do protocolo WiFi atual para conexões entre quaisquer aparelhos mobile (que tenham WiFi, claro).

Você pode estar pensando apenas na primeira maneira direta e simples de fazer um dispositivo de uma marca/OS qualquer conversar sem frescuras com outro totalmente diferente. E está correto!

Mas há um detalhe ainda mais deliciosamente desafiador (no sentido de que uma nova porta para start-ups se escancara): micro-hotspots. Isso quer dizer que o dispositivo móvel passa a ser o seu próprio roteador, sem a necessidade de uma rede-raiz. Claro que se estivermos falando de acesso à rede mundial via WiFi, alguém tem que estar conversando com um roteador. Mas a mutreta é outra.

É poder conversar "em rede" com outro(s) aparelho(s) sem as traquitanas de certificação, bypassing, gateways, blá blá blá... é um gadget conectando-se com outro via WiFi e mais nada.

Obviamente, quem mais certamente já recebeu uma sentença de morte é o Bluetooth que, sendo direcionado basicamente a hardware complementar, como headset, não poderá ultrapassar os 300 Mpbs alcançados via conexões em canais 802.11b/g/n.

Celulares, tablets, impressoras e o que mais você imaginar com WiFi dentro. Já está tudo quase lá para você conseguir fazer a cerveja pular da geladeira e ir parar no seu colo — é só uma questão de curtíssimo prazo, boas idéias e mãos à obra.

Falando nisso, a Wi-Fi Alliance começa a certificar e homologar pelo mundo todo... hoje.

Abaixo, segue a animação dos cabecinhas de cebola, tosqueiríssima, feita para ilustrar o bréguináits (e não faz jus!):

Fonte: Mashable.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários