Meio Bit » Arquivo » Fotografia » Sigma SD1 – 46 megapixels

Sigma SD1 – 46 megapixels

13 anos e meio atrás

Vocês já estavam achando que a corrida dos megapixels havia esfriado? Engano de vocês. A Sigma chegou para colocar um pouco mais de lenha nessa fogueira. Durante a Photokina (que está acontecendo essa semana) eles anunciaram a Sigma SD1, câmera voltada para o mercado profissional com o corpo construído em magnésio e equipada com um sensor Foveon (CMOS X3) APS-C de 46 megapixels. Isso mesmo meus amigos. Um sensor com fator de corte 1,5x e com tamanha resolução deveria ser um total desastre. Mas, lembremos que o sensor Foveon trabalha com 3 camadas que representam (cada uma) uma das cores primarias do sistema RGB (vermelho, verde, azul). Assim, cada camada possui 15,3 megapixels, o que várias câmeras de entrada estão usando atualmente.

O pulo do gato aqui é o modo como a câmera vai juntar a informação de todas essas camadas. Talvez, por esse motivo, é que a câmera possua dois processadores de imagem TRUE II em vez de apenas um. Embora apresente um sensor poderoso, a câmera é equipada com um visor LCD bem pobre (3 polegadas com apenas 460.000 pixels) e 11 pontos de autofocus (dois pontos em forma de cruz). Como todos os lançamentos mais promissores dessa temporada, a câmera também possui conectores e botões selados contra água e poeira. Ao que parece, pelas especificações, a câmera não gravará vídeos, o que é uma decisão esquisita em tempos de Full HD.

Não existem informações sobre a data oficial de lançamento e nem o preço. Mas, aposto um saco de balas 7Belo que não vai ser um valor acessível.

Sigma SD1

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários