Meio Bit » Arquivo » Hardware » 6502 simulado no nível de transístores

6502 simulado no nível de transístores

13 anos e meio atrás

Existem emuladores e emuladores. Alguns copiam a lógica original dos ambientes emulados, outros fazem uma engenharia reversa meio safada capturando chamadas de api, existem emuladores que se recusam até a admitir que não são emuladores, e existem emuladores de gente grande.

O projeto do Visual 6502 é um desses. É uma recriação do venerável processador 6502 usado nos primeiros Apple. Lançado em 1975, era um processador de 8 bits composto de uns 4000 transístores que é utilizado até hoje como controlador embarcado de equipamentos simples, como conversores PS2 de teclado.

O que torna os criadores do projeto Jedis não é emulação. As interwebs estão cheias de emuladores. No projeto deles o buraco é muito, muito mais embaixo. O chip (de verdade) foi aberto, fotografado no microscópio, transformado em umas 200 imagens, montadas em mosaico. Daí foram vetorizadas, os circuitos físicos transformados em conexões e no final passados para um interpretador que recria o comportamento eletrônico do chip.

A imagem que ilustra este post não é uma foto do circuito, é um gráfico, desenhado em tempo real. Clicando neste link aqui você o verá. Ao lado há uma listagem hexadecimal com um programa, acionando play é possível ver em velocidade beeem lenta o funcionamento do chip; os circuitos específicos são iluminados, a cada ciclo de CPU.

Na minha máquina conseguiu 1Hz ou 2Hz, um milhão de vezes mais lento que o clock original de 1MHz, então nem pense em portar Crysis pra esse chip "virtual".

Vale como exercício de Hackerismo Jedi, e show de programação em Javascript e Python

Fonte: Reddit

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários