Meio Bit » Arquivo » Internet » BMW X Google

BMW X Google

18 anos atrás

No começo deste mês, houve um atrito entre a BMW alemã e o Google. Vou explicar. Simplesmente, os desenvolvedores do website da BMW descobriram algumas formas de agregar "mais valor" ao site deles. O que fizeram foi uma página que é conhecida como "doorway". Basicamente, criam uma página cheia de termos-chaves bastante procurados no buscador para que o site seja promovido nas buscas. A página não é mostrada para o usuário, então aparentemente nada se nota. Os robôs que fazem a indexação de páginas capturam os termos e "entendem" que aquela página tem tudo aquilo de conteúdo - que na verdade é falso.

Sabendo disso, o Google tomou uma atitude bastante drástica colocando os website na "lista negra", ou seja, eles foram banidos de qualquer resultado que procurasse a matriz alemã da BMW. Obviamente, os engenheiros da BMW nada gostaram e fizeram uma super pressão para que tudo voltasse como era antes. Claro que retirando a página doorway,considerada pelo Google ilegal.

Como todos sabem o Google é o maior buscador do mundo. E, isso tudo levantou uma discussão sobre o poder do Google, se ele está certo ou não em colocar a página na lista negra sem aviso prévio. Alguns acham que a BMW está certa, que a página pertence ao site e o que o Google fez seria um "abuso de autoridade". Por outro lado, outros (inclusive eu) acham que o Google fez certo, apesar de nada diplomático. Se forem permitir esse tipo de coisa com certeza vai acabar a qualidade do buscador em muito pouco tempo. O que acham?

Referência

relacionados


Comentários