Burnbit: transforme qualquer download em torrent

É meio incompreensível a resistência (ou seria desconhecimento?) que a maioria dos fabricantes de software têm ao protocolo BitTorrent. Um sistema que aumenta a velocidade de download de acordo com a demanda não soa apenas espantoso, mas também econômico e bem mais funcional que os tradicionais links HTTP, que para início de conversa, não têm na transferência de arquivos sua principal função.

Vemos cases interessantes de bom uso do BitTorrent, como a distribuição de imagens do Ubuntu, ou a Blizzard com seu StarCraft II, ou ainda o Opera, que até no modelo de distribuição inova. Mas são casos isolados, o que deveria ser regra é exceção.

Burnbit.A frustração de baixar um arquivo via HTTP em velocidade lenta-quase-parando pode estar com os dias contados no que depender do inovador Burnbit. Em dois passos, ele transforma qualquer link para download convencional num arquivo *.torrent, que pode ser compartilhado e usado como se tivesse sido criado da maneira comum, usando um tracker e tudo mais.

A facilidade impressiona. Não há cadastro, nem passos complicados. Basta colar o endereço; o site se encarrega da “conversão”. Estando ela finalizada, uma página com estatísticas do arquivo é exibida — com direito a URL amigável e tudo.

Talvez o único problema do Burnbit é que, devido à descentralização dos arquivos criados, é difícil algum engrenar e chegar a um nível de compartilhamento que faça a diferença, em velocidade, dos links HTTP regulares. Assim, proponho a vocês, caros leitores do Meio Bit: vamos “seedar” pra valer um arquivo criado no Burnbit?

Escolhi o Firefox 4 Beta 6, em português do Brasil, que acabou de sair (se quiser via HTTP, no Baixatudo tem). Aqui tem as informações do Burnbit, e o link para baixar o *.torrent.

Para quem quer distribuir alguma coisa, mas não tem cacife para bancar uma hospedagem decente e com limite de tráfego alto, o Burnbit é uma ótima alternativa!

Fonte: Lifehacker.

Relacionados: ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples