Meio Bit » Arquivo » Hardware » SATADIMM - boa idéia antes mesmo de começar

SATADIMM - boa idéia antes mesmo de começar

13 anos e meio atrás

Os HDs SSDs, que nem são hard nem são disks são inevitáveis. Arthur Clarke em uma de suas Leis determina que "Uma máquina não pode ter qualquer parte móvel". É verdade. Desgaste mecânico torna os discos atuais bombas-relógio.

Inicialmente os preços eram absurdos, mas é sempre assim com novas tecnologias. Hoje os SSD são apenas muito caros e em breve virarão norma. No Brasil já é possível comprar um HD SSD de 64GB por R$530,00. É caro mas pode representar um ganho razoável de autonomia em um notebook. Além do silêncio.

Agora a Viking deu uma esnobada no tamanho dos SSDs, reduzindo o tamanho dos discos (eu sei que não são discos) E fugiu do formfactor de HD. Enfiou seus SSDs em um pente (se o Laguna não tiver um treco com esse texto não tem nunca mais) DDR3.

O SSD puxa sua alimentação do slot de memória, mas se comunica com o PC via uma porta SATA convencional. A idéia é aproveitar slots ociosos da sua placa-mãe, que se não for uma pc-shit terá mais de dois.

A Viking está pensando mais no mercado de servidores, inclusive um futuro barramento onde a interface SATA seja reconhecida e acessada direto, sem necessidade do cabo. Em termos de espaço a idéia é excelente, o volume dos slots DIMM já existe, está lá sem fazer nada. Trocar um HD, mesmo que 2,5" por um pente de memória (sorry, Max) é uma excelente pedida.

Micreiros normais como nós ainda não estão prontos para o SSD no Desktop, o custo não compensa, mas ao mesmo tempo a tecnologia está avançando tão rápido que o próprio formato dos HDs perderá o sentido, quando esse custo chegar a um valor razoável.

Imagino uma placa PCI Express com uns 5 ou 10 slots desses, permitindo que você espete a quantidade de SSDs que quiser (ok, de 5 a 10) e tenha toda a capacidade de armazenamento que precise, afinal será impossível ocupar tanto espaço e... hummm Full HD 3D Pr0n? 78GB por episódio? OK, baixando...

A Viking disponibiliza o SATADIM em módulos de 50, 100 e 200GB. Não temos informação de preço.

Fonte: Gizmag

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários