Meio Bit » Arquivo » Games » Porque o PlayStation usa os botões □△xo?

Porque o PlayStation usa os botões □△xo?

Criador do design da família PlayStation, Teiyu Goto explica o significado dos botões do lendário controle do primeiro videogame produzido pela Sony.

13 anos e meio atrás

 

O nome da família PlayStation sempre esteve muito ligada a de alguns figurões da indústria como Ken Kutaragi e Kazuo Hirai, mas não podemos esquecer que parte do sucesso dos videogames da Sony deve ser creditada a Teiyu Goto, o homem que elaborou o design dos aparelhos e ainda mais importante, de seus controles.

playstation

Funcionário da empresa japonesa desde que saiu da faculdade, em 1977, Goto concedeu uma entrevista recentemente à Famitsu onde contou um pouco da história do desenvolvimento do primeiro console da Sony e que viria a revolucionar os videogames. Nele o designer falou sobre as dificuldades para convencer os responsáveis a abandonar os controles achatados, como os usados até então e explicou inclusive o motivo para o joystick do PlayStation usar símbolos.

O Super NES era um grande sucesso naquele momento e naturalmente queríamos que os jogadores do SNES migrassem para o nosso sistema. Foi por isso que o departamento de gestão não queria que o controle fosse muito diferente – eles disseram que deveria seguir o modelo padrão de design ou os jogadores não o aceitariam.

Aquilo foi muito difícil. Outras companhias de games naquela época usavam letras do alfabeto ou cores nos botões. Nós queríamos algo simples de lembrar, motivo pelo qual optamos pelos ícones ou símbolos e apareci com a ideia da combinação triângulo-círculo-X-quadrado. Dei a cada símbolo um significado e uma cor. O Triângulo refere-se a um ponto de vista; eu queria representar uma cabeça ou direção e dei-lhe a cor verde. O Quadrado refere-se a um pedaço de papel; queria que representasse os menus ou documentos e dei-lhe a cor rosa. O círculo e o X representavam ‘sim’ ou ’não’ e dei-lhes as cores vermelho e azul, respectivamente.

Usar esses simples símbolos no design é uma oportunidade extremamente rara e foi um golpe de sorte para mim… A combinação desses símbolos acabou se tornando uma representação tanto do PlayStation quanto da diversão dos videogames e ter sido capaz de comunicar isso é algo grandioso.”

Depois de ter alcançado tamanho sucesso, acho que as ideias de Teiyu Goto acabaram se mostrando bastante valiosas e fica difícil imaginar o que teria acontecido se o joystick do PlayStation seguisse o mesmo estilo daquele usado pelo SEGA Saturn, num formato menos anatômico, mais parecido com os da geração passada e que dificilmente funcionaria bem nos jogos em três dimensões.

[via 1UP]

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários