Meio Bit » Arquivo » Hardware » Upgrade de computador

Upgrade de computador

18 anos atrás

Conversando com o Moardib sobre upgrades de computador, chegamos a 3 perfis de usuário:

- aquele que compra tudo de última geração, gastando muito dinheiro nos últimos componentes
- aquele que compra um computador muito bom, gastanto dinheiro com cuidado e ainda tendo uma máquina com boa performance e componentes de qualidade
- aquele que compra do mais barato

A realidade é que o primeiro e o terceiro usuário ficam em uma situação difícil: o primeiro porque gastou muito dinheiro e logo vai ter uma máquina obsoleta e não vai poder fazer upgrade por um bom tempo (claro que se a pessoa for muito bem de dinheiro é diferente). O terceiro também vai ter problemas, porque o dinheiro que foi economizado vai ser gasto em consertos e peças de reposição, e além disto a máquina vai ter performance inferior.

Quero me concentrar no usuário do meio. Aquele que acompanha o preço dos produtos com cuidado, e tem uma noção de que componentes estão a um preço acessível e que oferecerão boa performance e segurança. Um jeito de saber isto é por exemplo seguir o Pricewatch e ver onde fica o "degrau" nos preços. Veja o exemplo abaixo para escolher um Athlon:

Marquei em vermelho o "degrau" de preços, portanto por mais ou menos US$160 é possível adquirir um excelente processador que não é excessivamente caro. Para motherboards e memórias é um pouco diferente, ate porque os preços de memórias flutuam muito mais. Mas o princípio é o mesmo. Os preços acima são retirados do site pricewatch, que lista os preços em lojas americanas, porém a tendência é a mesma em outros mercados, com algum atraso. Creio que o mercado informal no Brasil tenha 1-2 meses de atraso.

Eu repito isso a cada 1-2 anos, para ter uma máquina razoável, e cada vez eu gasto uns US$400 pela CPU, motherboard e memória RAM, e vendo o equipamento antigo.

relacionados


Comentários