Home » Meio Bit » Miscelâneas » Download de seriados que você perdeu, é pirataria?

Download de seriados que você perdeu, é pirataria?

13 anos atrás

Numa conversa com o Leo, surgiu uma dúvida: até onde o direito de Copyright pode cercear o meu direito de assistir a um programa do qual eu tenho acesso através de TV a cabo?

Eu perdi um episódio de um dos meus seriados prediletos, e como nem tenho mais video vhs, fiquei chupando dedo. Aí, requisitei os serviços de uma amiga, chamada Internet. Ela gravou pra mim o episódio. Baixei e assisti. Apaguei em seguida. Isso é pirataria?

Minha opinião pessoal é que a Internet supre uma carência dos serviços de televisão sob demanda, que são promessa há mais de 10 anos a até hoje não aconteceram direito. O canal exibiu o episódio, não pude ver naquele horário e teria que aguardar o término da série, 15 semanas depois e mais um número de semanas para assistir algo em horário de reprise, que poderia não ser conveniente.
Se eu tivesse um gravador como o Tivo ou vídeo cassete, não seria pirataria gravar a programção e assitir num horário que fosse mais conveniente. A diferença é que a Internet agiu como o aparelho, nesse caso.

O que vocês acham? É crime ou não? Já passaram por situação semelhante? E finalmente, pode o Copyright ditar o meio e quando eu posso assistir uma programação de televisão, mesmo pagando pelo serviço?

relacionados


Comentários