Meio Bit » Arquivo » Software » Mais sobre o Firefox 2.0

Mais sobre o Firefox 2.0

18 anos atrás

Ben Goodger, engenheiro chefe do projeto Mozilla Firefox, deu em seu blog algumas dicas sobre o que podemos esperar para a próxima versão. Além das melhorias na interface, no mecanismo de buscas, nos feeds RSS e Atom que já haviam sido comentadas aqui no Meiobit.com há mais por vir.

Goodger afirmou que essa versão 2 do Firefox pretende modificar alguns conceitos do usuário e preparar terreno para mudanças mais profundas a serem implementadas na versão 3, sobre a qual estudos já estão em andamento. Entre essas mudanças de conceito incluem-se modificações no sistema de abas do navegador "fazendo com que elas [as abas] atuem mais como janelas no desktop". Mudanças mais profundas também devem ocorrer em outras características da aplicação, segundo Goodger "O aumento no número de aplicações como webmails, blogs etc. traz à luz a pobreza dos campos de texto HTML. Traremos, no mínimo, a ferramenta de correção ortográfica para esses campos".

Ele afirmou ainda que a compatibilidade com versões anterirores é um ponto sólido do projeto. Ainda que inclusões de novas utilidades na API do mecanismo de renderização Gecko sejam feitas não haverá modificações no que já está implementado. Isso significa que extensões que já estão implementadas na versão 1.5 do navegador continuarão funcionando sem modificações na versão 2.0. O lançamento da nova versão do navegador deve ocorrer até julho de 2006. E a Mozilla quer evitar os atrasos de calendário que marcaram o lançamento da versão 1.5.

relacionados


Comentários