Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Chuva de Meteoros Perseidas, hoje e amanhã

Chuva de Meteoros Perseidas, hoje e amanhã

14 anos atrás

Todo ano a Terra cruza a órbita do cometa Swift-Tuttle, que como todo cometa é extremamente porco, enchendo o espaço de detritos. Isso significa que interceptamos toneladas de material, que atraído pela gravidade terrestre (ou apenas estando no meio do caminho) adentram a atmosfera, transformando-se de meteoróides em meteoros e, caindo no solo, tornando-se meteoritos.

O fenômeno celestial é chamado de Meteoros Perseidas, por parecerem concentrados na região da constelação de Perseus. Estima-se que pra este ano a média de meteoros/hora chegue a 100, o que é um número expressivo e um lindo espetáculo.

A constelação de Perseus irá nascer por volta de 3AM, dependendo de onde você esteja no Brasil. Ela pode ser identificada facilmente, estará bem no Norte:

clica que amplia

A imagem acima foi feita com o excelente, digrátis, open source e multiplataforma Stellarium, software de astronomia altamente recomendado.

A melhor forma de observar a chuva de meteoros é sem instrumentos, olho nu, em uma região longe da iluminação urbana, quanto mais escuro melhor.

Quem tem uma boa câmera fotográfica, é hora de colocar no tripé, configurar o foco pra infinito (e além!) e deixar o obturador aberto. Se apontar pra direção certa uma exposição de 30 segundos tem mais de 50% de chances de capturar ao menos um meteoro.

Fonte: Física na Veia!

relacionados


Comentários