Meio Bit » Arquivo » Internet » Firefox 4.0 Beta 2 liberado

Firefox 4.0 Beta 2 liberado

O Firefox 4.0 chega a sua segunda versão de testes oficial já mostrando quase tudo que terá quando chegar a versão final. Confira as novidades do beta 2 e veja como usar a versão estável e a de testes simultaneamente com uma dica simples.

14 anos atrás

E o ciclo de desenvolvimento na Mozilla continua andando rápido nesta versão. Não faz nem um mês que a primeira versão oficial de testes do Firefox 4.0 foi liberada e o Beta 2 já deu as ontem caras. Vale lembrar que o lançamento da versão final tem previsão para ocorrer em novembro.

Firefox 4.0 Beta 2.

Desta vez a versão está disponível em 24 idiomas, incluindo nosso português. Além das usuais correções de bugs, principalmente no que se refere ao desempenho, houve a adição de novos recursos, como suporte a mais algumas funções de CSS e de HTML5.

Na parte visual, mudanças ocorreram nas abas, agora no topo por padrão também no Mac OS X. Inspirado visivelmente pelo Google Chrome, é possível agora também fixar abas de modo que se tornem “aplicativos” e ocupem o lugar de apenas um favicon.

Por fim e não menos importante na lista de novidades, o suporte a mais padrões emergentes da web foi adicionado. O de maior destaque é o suporte ao WebGL, um padrão que permite renderização 3D avançada (como aquela demonstração que há no Google Code, rodando Quake II via browser) a partir do OpenGL sem precisar de qualquer plugin. Ele vem desligado, mas uma simples mudança no comando webgl.enabled_for_all_sites para true, via about:config, e tudo se resolve.

A lista completa de mudanças nesta versão está disponível no site oficial, bem como o download do Firefox 4.0 beta 2 em todas as versões e idiomas. Ele ainda tem seus probleminhas no que se refere a estabilidade, mas de cara já não falta muito pra essa versão chegar no seu lançamento estável. Falando em estabilidade, é possível sim rodar duas versões diferentes do navegador ao mesmo tempo no Windows, como acontece com a recente Canary Build do Google Chrome.

Gerenciador de Perfis do Firefox.

É recomendado primeiro criar um segundo perfil, protegendo o atual de falhas que possam ocorrer usando uma versão de testes. Para tal, execute o endereço (mude o endereço para aquele onde está a instalação do seu Firefox caso esteja diferente) C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe -p -no-remote, via Menu Iniciar do Windows Vista/7 ou pelo bom e velho atalho WinKey + R. Uma janela parecida com a da imagem ao lado vai se abrir, e nela é possível editar, apagar e criar novos perfis de usuário. Crie um com um nome fácil e, de preferência, sem espaços.

Feito isso, é só abrir as propriedades dos atalhos de cada versão (não esqueça que é preciso mudar o endereço em cada atalho que você usar) e colocar após o endereço -p PERFIL -no-remote, substituindo PERFIL pelo nome que você escolheu no Gerenciador de Perfis do Firefox. Assim, ambos poderão ser executados paralelamente, tanto em processos, quanto na parte de históricos, cookies e cia.

Com informações de TechSpot e MozillaZine.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários