Home » Mobile » Flipboard, revista eletrônica-social para iPad

Flipboard, revista eletrônica-social para iPad

Flipboard, para iPad, é o primeiro app de grande destaque. Qual a explicação para todo esse sucesso?

9 anos atrás

Novas plataformas pedem ideias inovadoras. O potencial delas está nisso, reciclar velhos conceitos e/ou adaptá-los a esses novos dispositivos é uma atitude paliativa.

Foi com isso em mente que o Flipboard surgiu e, horas depois de lançado, já estava no topo dos apps gratuitos da App Store. Sim, é um app para iPad, mas que se destaca na multidão pela apresentação. Baseado nos contatos que o usuário tem em redes sociais, ele "monta" uma revista eletrônica dinâmica toda estilosa e abastecida com links e UGC compartilhados — pelo que o vídeo demonstra, apenas Twitter e Facebook. Por baixo dos panos, tem tecnologia da Ellerdale, que promete entregar conteúdo alinhado com as preferências do usuário.

Quando penso em aplicações para tablets, sempre me vem à mente algo como o Flipboard no sentido conceitual. Interface customizada, livre de "amarras" impostas pelo sistema operacional. É por essas e outras que, mesmo preferindo-o no desktop, não acho que o Windows 7 funcionaria bem num dispositivo parecido com o iPad. E é por isso, também, que outras tentativas de fazer essa mistureba, como o Feedly, não deram muito certo.

Tem gente dizendo que o Flipboard é o "killer app" do iPad, algo revolucionário. Diria que é evolucionário, o passo adiante em relação aos agregadores de feeds.

Fonte: Tiago Dória Weblog e BetaNews.

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários