Meio Bit » Arquivo » Fotografia » DVD Lightroom 3 para Fotógrafos de Casamento

DVD Lightroom 3 para Fotógrafos de Casamento

14 anos atrás

Que o Lightroom é a melhor ferramenta para manter um bom fluxo de trabalho para o fotógrafo profissional todo mundo já sabe. Que a nova versão (a de número 3) é mais poderosa que a antecessora e que vem recheada de novas funcionalidades, também já foi comentado aqui no blog. Mas, é sempre bom ter em mãos um bom tutorial para entender a ferramenta e a melhor maneira de usá-la.

Tenho agora aqui comigo o DVD Lightroom 3 para Fotógrafos de Casamento que nada mais é do que uma vídeo aula ministrada por Fernanda Marques e Reinaldo Martins e que está sendo lançado em terras nacionais pela iPhoto Editora. Se não me engano (e se alguém puder me corrigir nos comentários fique a vontade) esse é o primeiro manual a venda no Brasil sobre o novo software da Adobe. Embora existam outros tutoriais sobre Lightroom no mercado (sendo que o mais requisitado é o do Clício Barroso), eu gostei muito desse que tenho em mãos justamente por ser bem específico. Mas, somente fotógrafos de casamento podem comprar o DVD? Claro que não, porém vejo o tema como um bom exemplo, pois é uma atividade que necessita editar milhares de fotos em pouco tempo e esse processo mostra bem as principais características do software.

A primeira parte do DVD é a mais chata, porém muito importante. Para quem lida com uma grande quantidade de imagens é necessário fazer uma classificação prévia para evitar perder tempo em fotos que não serão utilizadas. Temos aqui os modos de classificação e descarte das fotos, maneira de inserir metadados e palavras chaves. Um ponto que achei muito bacana foi a possibilidade de sincronização de duas ou mais câmeras (para quem usa mais de um equipamento fotográfico). A segunda parte do DVD é dedicada à edição básica das imagens como a correta aplicação do balanço de branco, saturação, brilho, contraste e correção de cores. Aqui vemos em prática a nova ferramenta de redução de ruído que, quando bem aplicada, suaviza consideravelmente o ruído sem eliminar totalmente a textura, e também temos um vislumbre da ferramenta de correção de distorção de lentes (que para mim é uma das melhorias mais bem vindas nessa nova versão).

A terceira parte, eu diria que são as edições e efeitos que podemos aplicar para dar uma visão artística de nossas fotos. Saiba aqui como conseguir um belo preto e branco usando a edição dos canais de cor, como simular um HDR no Lightroom, aplicar a tonalização dividida, criar e importar Presets (coisa muito útil), tratamento de pele e como utilizar o Lighroom em sincronia com o Photoshop. Na última parte do DVD temos uma ótima aula de como fazer as exportações de suas fotos. Aprendemos como transformar as fotos em uma galeria web ou criar um slideshow com música das fotos escolhidas. Aqui temos duas sacadas muito bacanas para quem é profissional e trabalha com um grande fluxo de imagens. A primeira, é que é possível criar uma configuração de exportação para imagens que você vai enviar para o cliente com definição e nitidez usáveis apenas no computador. Nada de mandar revelar as provinhas, porque não vai ficar bom. A segunda, e que vai quebrar o galho de muita gente, é que é possível configurar o Lightroom para aplicar a sua marca d’água automaticamente em todas as fotos que vão ser exportadas no catálogo. Realmente muito útil.

Se você quer começara a utilizar do Lightroom e quer adquirir um tutorial rápido e sem muita complicação, então esse é o seu DVD. Óbvio que a aula é indicada para um público específico, mas o ensino das técnicas pode ser aplicado a qualquer tipo de fotografia. A explicação dos recursos é bem didática e não compromete o andamento do DVD. São duas horas de muita informação e boas dicas de edição. Junto com o DVD, você ganha 25 presets desenvolvidos pelos autores para você usar em suas fotos. Alguns deles são muito bons e podem ser utilizados em qualquer tipo de imagem.

O DVD Lightroom 3 para Fotógrafos de Casamento está disponível para venda no site da iPhoto Editora e o valor do investimento é de R$ 69,00.

dvd-lightroom-3-para-fotógrafos-de-casamento

relacionados


Comentários