Meio Bit » Arquivo » Mobile » Skyfire vs. Opera: Forte briga entre navegadores para celular

Skyfire vs. Opera: Forte briga entre navegadores para celular

14 anos atrás

Sempre fui um usuário fanático do Opera Mini. A quantidade de sistemas suportados (Symbian, iPhone, Android, Blackberry e Windows Mobile) e a fraca concorrência são fatores que me levam a gostar dele. No entanto, venho usando um como substituto do navegador padrão do Android: o Skyfire, versão 2.0.

Até pensei em fazer um review gravado em vídeo mas, poupei vocês da minha voz 🙂 . Abaixo, um pequeno comparativo entre o Skyfire 2.2 e Opera Mini 5 Beta 5.1 (estava fazendo esse artigo, quando a Opera soltou a versão estável do app. Para não comprometer, recomecei do zero). Todos os testes foram efetuados em um Motorola Milestone rodando Android 2.1, via conexão WiFi (apesar de ter 3G disponível).

Opera Mini

O navegador mais usado em smartphones e celulares "burros". Segundo a Opera, ela possui compatibilidade com mais de 3 mil modelos diferentes de celular. Apresenta uma interface bem limpa e uma home screen com os nove sites favoritos que podem ser customizados à qualquer momento.

A home screen, como eu disse lá no começo do artigo, possui uma lista com os nove sites favoritados. Os seis primeiros da imagem são os que já vem padrão quando se instala o app.

Opera Home Screen

Ele possui suporte à abas. Abri nove e o celular ficou levemente mais lento, mas não a ponto de comprometer o uso. É ótimo essa navegação por abas, visto que, você não vai abrir apenas uma página, mesmo se você usar EDGE. Sem falar que o posicionamento das abas é feito de forma legal, sem complicar a navegação. Só acho que o botão de fechar a aba poderia ficar posicionado em outro local: muitas vezes, quando vou fechar a aba, termino pressionando para visualizar outra.

Navegação por Abas

Olha! Exibição de páginas parecida com a demonstração do iPhone... É bem interessante visualizar a página em 100% e depois aproximar dando (?) dois leves toques na tela. Por exemplo, a visualização do site do NY Times, que Steve Jobs adora fazer a demonstração em seus keynotes. Utilizei ela como demonstração aqui também, só para mostrar uma coisa:

Full Width NY Times

Está vendo aquele quadradinho ali em cima? Sim! O que tem um gradiente do branco para o cinza! Ele mostra uma tela que os usuários do iPhone estão acostumados a ver:

Ops. Adobe Flash #FAIL

A culpa não é da Opera. Como dito, estou com o Android 2.1; a versão 2.2 conta com diversas mudanças, inclusive suporte ao Flash. Enquanto o Google não libera oficialmente (e espero que a operadora não interfira dessa vez...), eu prefiro continuar usando a versão 2.1.

Algo que sinto falta em diversos browsers (mesmo os de desktop) é um gerenciador de download. Uma forma "melhorada" de checar os últimos downloads feitos. E navegadores mobile então... o Opera tem um bem interessante. Por exemplo, fiz o download de uma foto (não é uma banda emo --') e além de aparecer o popup para escolha do local de download, ele ainda apresenta uma página com os downloads recentes:

Download de uma foto

E o Download Manager:

Download Manager

O Opera Mini como foi citado acima, está disponível para Android, Symbian, Windows Mobile, BlackBerry e qualquer (?) celular com suporte à Java. O download pode ser efetuado acessando o site. E é totalmente gratuito.

Skyfire 2.2

A versão 2.x está disponível apenas para Android. Para Symbian e Windows Mobile está disponível a versão 1.5. Digamos que o alcance do Skyfire é muito menor do que o Opera. Mas, isso significa que o navegador é mais fraco? Significa Nem sempre.

O navegador também conta com um dashboard. Mas, no caso do Skyfire você precisa estar conectado à internet (no Opera são mostrados screenshots dos sites. No Skyfire ele carrega uma página) para que a página seja exibida. Mas, eu quero entender como alguém baixa um navegador e usa ele para acessar sites localmente.

Dashboard do Skyfire

A principal diferença entre o dashboard do Skyfire e a do Opera é a customização. No exemplo acima, você é apresentando a um site já definido. Com um campo de busca para o Google, as pesquisas mais realizadas, uma barra em branco (?) e os sites "estrelas". Para o público brasileiro, por exemplo, ESPN.com, DailyMotion e Stand UP Comedy seriam os sites mais inúteis para se exibir em uma tela inicial (calma! Eu adoro o DailyMotion. Só estou dizendo que... para um público brasileiro, eles colocariam G1/R7 ao invés do NYTimes. Globo Esporte ao invés do ESPN. YouTube ao invés do DailyMotion). A customização do Opera é o que ganha, nesse quesito.

Abas? Eu também tenho!

Lembra aquela navegação de abas do Safari para iPod/iPhone, não é? Mas, certamente é muito melhor do que a do Opera. O botão para fechar a aba fica bem posicionado, a navegação entre uma aba e outra é feita de forma eficiente e para se abrir uma nova aba, basta clicar no botão "New Tab". Não tenho dúvidas, nesse caso: o ganhador é o Skyfire.

Como usei o NYTimes para fazer a demonstração no Opera, também usei no Skyfire. Ele também apresenta uma tela 100% e podemos nos aproximar utilizando o mesmo tipo de navegação do safari (o movimento de dois dedos) ou então uma barrinha que aparece no rodapé do navegador.

NYTimes no Skyfire

SIM, ele também não dá suporte nativo ao Flash. Mas, calma! Ele tem uma função que me fez gostar mais dele do que do Opera. Ao entrar no YouTube, por exemplo, ele carrega o vídeo. Fiz o teste utilizando o vídeo da mesma banda que salvei a imagem lá no Opera. Ao entrar na página, automaticamente surgem três ícones na segunda barra do navegador: Video, Explore e Share.

Alphabeat - DJ (I Could Be Dancing)

Preciso indicar o ganhador? Com suporte em alguns sites para o Flash, não tenho dúvidas em sair do navegador padrão Opera e ir para o Skyfire.

O download manager do Skyfire é mais fraco que o do Opera. Tudo bem, estou analisando do ponto de vista visual. Acho o download manager do Opera bem mais bonito que o do Skyfire. E nesse caso, beleza está significa funcionalidade. Os dois deram empate.

Download Manager

Diferenciais do Skyfire que no Opera é algo pouco presente: redes sociais. O navegador está pronto para divulgar a sua página atual via SMS, e-mail, twitter, tumblr, via integração com os outros aplicativos instalados. Por exemplo, aquele vídeo que eu estava visualizando:

Compartilhamento em Redes Sociais

Para mim, qual é o melhor navegador? Bom, sempre fui um usuário do Opera. Desde do meu primeiro smartphone (Nokia N95) até o meu atual smartphone (Motorola Milestone). Até instalei ele no meu iPod touch 2G! Mas, o Skyfire é um concorrente à altura. Está começando agora no mercado Android e já se demonstrou um ótimo app. Minha escolha? Skyfire.

Leia mais sobre: , , , , .

relacionados


Comentários