Meio Bit » Arquivo » Fotografia » SanDisk SD Worm – cartões de memória impenetráveis

SanDisk SD Worm – cartões de memória impenetráveis

14 anos atrás

Até hoje, existe uma grande desconfiança quanto à fotografia digital nos meios periciais. Quem se candidatou a uma vaga de Fotógrafo Pericial para a polícia de São Paulo no ano passado bem sabe disso. Dei aula particular para dois candidatos desse concurso e, mesmo tendo um pouco de conteúdo de fotografia digital, a maior parte do que foi exigido no concurso ainda estava relacionado com tipos de filmes e processos químicos de revelação. Esse é um dos mercados mais explorados também por câmeras instantâneas como a Polaroid e a Fuji Instax que são as preferidas para perícias de obras e seguradoras.

Mas, a tendência disso é mudar. Com o barateamento das câmeras reflex e a segurança existente em arquivos RAW (tudo bem que tudo pode ser manipulável, mas no filme fotográfico também é possível) e o fato de também existirem formas científicas de descobrir a fraude em fotografias digitais, esses equipamentos tendem a serem melhor aceitos nessa atividade. Como mais uma ajuda no caminho da justiça, a SanDisk acaba de divulgar que a polícia japonesa foi a primeira a comprar o seu novo cartão de memória SD Worm. Mas, qual a vantagem dessa nova mídia? Simples, depois que as imagens são gravadas o cartão se fecha e é impossível modificá-las (segundo a propaganda da empresa).

Embora seja possível gravar apenas uma vez no cartão, a capacidade de leitura dessas imagens é infinita. Entendo isso como uma dupla proteção. Imagens em RAW gravadas de forma permanente em um cartão de memória inviolável podem ser provas suficientes da autenticidade da imagem. O cartão tem capacidade de armazenamento de 1GB e o preço desse brinquedinho não foi liberado. Segundo a SanDisk, o valor de comercialização depende da quantidade encomendada. Lembrando que é necessário um cartão para cada cena de crime ou perícia, a quantidade para uma grande metrópole como São Paulo (que possui a média de 4 homicídios por dia) tem que ser bem expressiva.

sandisk SD Worm

Fonte: Engadget

relacionados


Comentários