Meio Bit » Arquivo » Indústria » Futuro nas Nuvens?

Futuro nas Nuvens?

Será mesmo que para a grande massa o desktop vai se confinar apenas ao papel de Nossa Senhora dos Backups?

14 anos atrás

Se o seu sonho de infância era um dia poder trabalhar com a cabeça nas nuvens, pode ser que a sua hora chegue (mesmo que não exatamente como você imaginava).
Uma pesquisa recente feita pela Universidade de Elon com aproximadamente 900 experts em tecnologia/internet e analistas sociais apontou que até o ano de 2020 'os usuários da rede mundial viverão principalmente na nuvem (cloud)'.

Dos entrevistados, 71% predizem que trabalharemos primariamente através de soluções baseadas em web ou mobile apps iguais ao Facebook e ao Google Docs e que deixaremos em massa a instalação pontual de softwares em nossos desktops.

Não se trata de um forecast sobre a morte definitiva do desktop, ao menos não por enquanto. De acordo com o estudo, a maioria dos respondentes acredita que essa nova matriz será composta por um híbrido de cloud e desktops recheados de programas baseados na rede.

Essa questão sobre aplicações do tipo cloud foi levantada como parte de uma pesquisa contendo 10 questões que foi conduzida em conjunto com o Pew Research Center.

Mas nem todos concordam com isso. Alguns dos especialistas não levam a coisa tão a sério, baseando seus argumentos em questões como segurança e privacidade.

"Você não vai contar com a nuvem para confiabilidade, securança e privacidade" profetiza um dos respondentes, Barry Wellman, professor de sociologia e diretor do NetLab de pesquisas da Universidade de Toronto/Canada.

Um blogger corporativo prevê a formação de uma grande 'onda de cloud-terrorismo' fazendo com que as pessoas percam a confiança após grandes ataques às redes e sistemas do tipo cloud.

Craig Partridge, cientista-chefe da BBN Technologies anota:

'Penso que a grande questão será a privacidade da informação. Como você vai realmente controlar o acesso de dados valiosos se eles estão na nuvem? Como você vai recuperar o seu próximo livro ou seus registros de negócio se a nuvem falhar?'

Será mesmo que para a grande massa o desktop vai se confinar apenas ao papel de Nossa Senhora dos Backups?

source: CNN Tech & Mashable

Leia mais sobre: , , .

relacionados


Comentários