Meio Bit » Arquivo » Internet » Vazamento de Petróleo. Would you like to know more?

Vazamento de Petróleo. Would you like to know more?

14 anos atrás

Na deliciosa distopia Starship Troopers a Humanidade está unida no pior pesadelo possível, uma sociedade autoritária, militarista, controladora e economicamente rica. As pessoas abriram mão de suas liberdades individuais em troca de um Estado-Babá que supre as necessidades básicas, incluindo informação. No filme os comerciais e noticiários, sempre mostrando apenas o ponto de vista do Governo eram acompanhados da mensagem "Would you like to know more?". Na TV Interativa futurista seria possível clicar, selecionar e acompanhar mais detalhes sobre as mentiras apresentadas.

Como não é possível (ainda) algo desse nível na nossa sociedade (Coréia do Norte é outro papo) o máximo que pode-se fazer é comprar espaço.

Foi o que fez a British Petroleum. Depois da absurda série de atitudes incompetentes que rendeu o maior vazamento de petróleo da história do Golfo do México, a empresa vem tentando melhorar sua imagem, tanto que vai investir US$50 milhões. Como? Em limpeza e indenizações? Se comprometeram a isso, mas essa grana toda vai toda em propaganda e Relações Públicas.

Não estão errados, mesmo que comprem um pônei pra cada camarão morto no Golfo do México, investimento em propaganda é essencial, do contrário a imagem deles continuará no ralo. O que é complicado e controverso é que além de banners e espaços na mídia estão comprando palavras-chave no Google, Yahoo e outros serviços.

Qualquer busca no Google por "Oil Spill" retorna os resultados normais, após o link patrocinado em destaque.

Por um lado a empresa está investindo direitinho focando no público que busca mais informações sobre o assunto, por outro lado a venda de palavras-chave em anúncios contextuais de sites de busca é uma interferência direta na relação entre o consumidor e a informação legítima, indexada por mérito.

É um dilema ético? É uma questão que deveria ser amplamente discutida, talvez até alvo de uma legislação? Sinceramente não sei, é mais um daqueles problemas que não existiam no passado mas agora apareceram para complicar nossa cabeça.

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários