Meio Bit » Arquivo » Demais assuntos » Não priem cânico, Betelgeuse NÃO vai explodir (tão cedo)

Não priem cânico, Betelgeuse NÃO vai explodir (tão cedo)

14 anos atrás

Por algum mistério da natureza os idiotas que criam hoaxes são criaturas impacientes. Tanto que não quiseram esperar os 3 meses regulamentares para repostar a besteira "Marte do Tamanho da Lua", que toda hora aparece em nossas caixas-postais. Resolveram inovar, criando OUTRO hoax, que desta vez pegamos ainda em sua infância.

Você já ouviu ou ouvirá sobre a iminente explosão de Betelgeuse, segunda estrela mais brilhante na constelação de Orion. Segundo um post de forum (sempre fonte confiável de informações científicas) Betelgeuse está prestes a se tornar uma Supernova, e mais que isso, explodirá "em algumas semanas".

O post, claro, parte para o exagero. Diz que a explosão será tão brilhante quanto a Lua (o que incrivelmente é verdade) ou até quanto o Sol, o que é basicamente impossível, dada a distância. Dizem que teremos dias de 24 horas de luz, e que provavelmente não teremos um ELE (Extinction Level Event) pois só receberemos a luz, não raios x ou gama.

A prova final de que o autor do post apenas copiou informações da Wikipedia para tocar terror, sem ter qualquer conhecimento científico está na parte em que ele fala que "a hora extra de luz do Horário de Verão não queima as colheitas mas as 24h da supernova talvez o façam".  Alguém diga pra ele que horário de verão não altera a quantidade de horas de luz do dia.

Vamos aos fatos:

1 - Betelgeuse é MUITO grande. É uma super-gigante vermelha, 100.000 vezes o tamanho do Sol, com 20 vezes a massa deste. Vejam o tamanho da estrela comparado com a órbita da Terra (e mesmo a de Júpiter):

2 - Mesmo se tornando uma supernova, não nos afetaria. Qualquer coisa explodindo a mais de 25 anos-luz (exceto um jato de raios-gama mas é outra história) se dispersa demais para nos afetar. Betelgeuse está a 640 anos-luz de distância.

3 - Ela não irá se tornar um buraco negro, não tem massa para isso. No máximo chegará a uma estrela de nêutrons.

4 - Betelgeuse não perdeu sua forma, o autor do hoax resolveu usar a imagem acima como fonte de terror, mas é apenas uma ilusão visual causada por uma pluma de plasma ejetada da superfície da estrela.

5 - Sim, o brilho e o diâmetro aparente de Betelgeuse estão variando. É isso que uma estrela variável semiregular faz.

6 - Sim, ela vai se tornar uma Supernova, com meros 10 milhões de anos de idade esse tipo de gigante vermelha é adepta da filosofia rock and roll Viva Rápido Morra Jovem, Deixe um Belo Cadáver. Mas nada indica que ela esteja nas últimas. Muito menos nas últimas semanas de vida.

7 - Não, os Maias não previram essa supernova.

Fonte: Bad Astronomy

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários