Home » Games » Cultura Gamer » 30 anos de Pac-Man (e doodle funcional para comemorar!)

30 anos de Pac-Man (e doodle funcional para comemorar!)

Pac-Man faz 30 anos, e para celebrar a data, Google coloca no ar um doodle jogável do clássico dos games, feito em HTML5!

10 anos atrás

Estamos atrasados para a festa? Espero que não!

Hoje um dos jogos mais divertidos de todos os tempos completa 30 anos! Pac-Man, aka "Comi-Comi", criado pelo japonês Tōru Iwatani, é um dos games mais antigos e celebrados de que se tem notícia. Nem as tentativas de transformar o personagem nalgo com cara (literalmente) ou os terríveis jogos plataforma da série, tiram o brilho desse trintão que ainda diverte jovens e adultos.

Para celebrar essa importante data no mundo dos games e da cultura pop em geral, o Google fez algo inédito: criou um doodle "jogável". O clássico jogo foi adaptado ao formato da logo do Google, e clicando no botão "Insert Coin" ("Insira moeda"), onde normalmente fica o "Estou com sorte", a jogatina começa. E não se engane: o joguinho não tem nada de Flash, foi feito puramente com HTML5 com JavaScript.

PAC-MAN no Google.

PAC-MAN no Google.

Há dois detalhes bacanas sobre esse doodle: ele ficará em vigor por dois dias (hoje e amanhã), e há um easter-egg, o modo multiplayer para dois jogadores locais. Basta clicar novamente no botão Insert Coin, e Ms. Pac-Man aparecem controlável pelas teclas WASD.

Para fechar, você sabia que o nome original do jogo é "Puck Man", e que só foi alterado para Pac-Man nos Estados Unidos pela Midway por receio da empresa de que vândalos alterassem a letra "P" para "F" formando uma palavra não muito apropriada para ambientes frequentados por crianças e famílias?

Leia mais sobre: , , , .

relacionados


Comentários