Ubuntu 10.04 LTS: ele está entre nós!

Após meses de muita expectativa, saiu há pouco o Ubuntu 10.04 Lucid Lynx, novíssima versão da distribuição Linux mais “humana” do mercado. A Canonical chutou o balde, e deixou pra lá a interface Human e seu esquema de cores laranja-cocô, apostando num visual mais Mac-like pautado nas cores roxa e laranja. O visual é, de longe, a mudança mais visível, já que como vimos anteriormente, vai além do esquema de cores; praticamente tudo, do logo ao tema, foi alterado.

Ubuntu 10.04 LTS.

Ubuntu 10.04 LTS.

Além da parte visual, a nova versão, que tem suporte estendido, de dois anos (LTS, Long Term Support), traz alguns incrementos. O tempo de boot foi drasticamente reduzido, os programas padrões, simplificados (tchau, GIMP!), adição de um editor de vídeos, o PiTiVi, recursos sociais centrados no menu “Me” e aplicativo Gwibber, e suporte nativo ao Ubuntu One, serviço de hospedagem e sincronia de arquivos na nuvem, e Ubuntu One Music Store, loja virtual de músicas baseada na 7Digital.

Além da versão tradicional, algumas “variantes”, tais como Netbook Remix e Server, também já foram atualizadas. As demais sofrerão atraso por conta de um bug crítico encontrado depois que as imagens ISO estavam compiladas. O bug, que afeta o gerenciador de boot GRUB2, pode fazer com que instalações em dual boot sumam com o outro sistema da inicialização. O sistema afetado continua instalado, e o problema é reversível, mas para uma distro que se diz fácil para qualquer um, esse é o tipo de problema meio difícil de engolir.

Para não atrasar o lançamento, refizeram as imagens ISO das principais versões (desktop 32 e 64-bit, Netbook Remix e Server), e as liberaram. As demais devem surgir logo.

O fim de semana será divertido. Alguém mais aí vai tirar o sabadão para dar uma olhada no novo Ubuntu? 🙂 .

Fontes: Lifechacker, Download Squad.

Relacionados: , ,

Autor: Rodrigo Ghedin

Blogger, bacharel em Direito e acadêmico de Sistemas de Informação.

Compartilhar

Aproveite nossos cupons de desconto:

Cupom de desconto Asus, Cupom de desconto Frio Peças, Cupom de desconto Mundo da Carabina, Cupom de desconto JBL, Cupom de desconto Costa Cruzeiros, Cupom de desconto Loja do Mecânico, Cupom de desconto Staples