Home » Hardware » Você sabe que tipo de monitor comprar ?

Você sabe que tipo de monitor comprar ?

9 anos atrás

Há mais de 2 anos, quando eu comprei um iMac 20", o primeiro da versão com acabamento em alumínio, tive uma decepção logo ao chegar em casa (e não, não foi devido àquele lixo que eles chamavam de mouse). A imagem do monitor era péssima. O ângulo de visão era ruim, as cores desbotavam e não teve jeito de ajustar. Quando resolvi procurar saber mais a respeito, acabei conhecendo várias tecnologias que fugiam do que o marketing passa para o consumidor. Para o consumidor comum, a propaganda foca quase sempre em contraste e tempo de resposta. O que eles deixam de mencionar é algo tão importante quanto: a tecnologia  usada no painel do monitor.

Existem essencialmente 4 tecnologias que são usadas com maior frequencia nos monitores atuais (TN, S-IPS, MVA e PVA), e de longe a mais comum é a TN (Twisted Nematic + Film). Estes monitores são os mais comuns pelos seguintes motivos:

  • custo: é sem duvida a tecnologia mais barata para se produzir
  • tempo de latência baixo, entre 2-5 ms: principalmente para gamers, esta característica é bastante atraente e um ponto forte de marketing

Mas os painéis TN têm duas características importantes, que podem inviabilizar o uso, dependendo da aplicação:

  • somente consegue exibir cores em 6 bits (por cor), mas consegue reproduzir 16 milhões de cores (8 bits) usando recursos de magia negra (dithering);
  • Ângulo de visão bastante estreito. Lembram da história do meu iMac no primeiro parágrafo ? Adivinhem qual era o "problema"?

Portanto os monitores TN são os mais comuns, atendem à demanda da maioria dos usuários. Mas se você é um profissional ou precisa de imagens fiéis, como em design, fotografia, etc, evite os monitores TN.

Mas como saber qual é a tecnologia usada em um modelo que você está considerando comprar? Peguei um monitor aleatório no site da Dell Brasil, o D1901N de 19" sendo vendido por R$449.  Basta procurar um pouco e nas especificações técnicas consta que este é um painel TN. Um  site que tem um banco de dados de painéis é o TFT Central, que menciona o tipo (e fabricante) usado em cada modelo.

Para maiores informações, recomendo as seguintes referências (muito mais técnicas, claro):

Acabei vendendo meu iMac com 2 anos de uso. Em casa, onde faço muitas coisas com imagens (fotografia), fez bastante diferença ter um monitor S-IPS. Mas no trabalho, tenho 2 painéis que me atendem muito bem, obrigado (um HP LP1965 e um Philips 170B).

PS: Eu ja tive um monitor igual ao da foto. Bons tempos !

Leia mais sobre: , .

relacionados


Comentários